Controle de Leads: Como Aplicar em seu Escritório? 

Por Isabella Stephano - 27/04/2024 as 15:47

Entender sobre o controle de lead é fundamental para gerar muitas vendas nos dias de hoje. Saiba um pouco mais do assunto.

 

O que são Leads?

Lead é um cliente em potencial que se interessou pelo seu produto ou serviço e quis saber mais sobre o seu negócio, é extremamente importante fazer o controle de leads.

Dessa maneira, esse lead oferece dados ou informações de seu contato para a sua empresa, em troca de alguma recompensa oferecida pela organização, como:

  •   Ebook;

  •  Orçamentos;

  •  Amostra grátis;

  •  Webinars (videoconferência com o intuito educacional).

 

É uma relação de troca, os potenciais clientes fornecem os seus dados para conseguir alguma coisa que a empresa esteja oferecendo e que seja de valor para eles.

Lead representa oportunidade, são usuários que estão ao alcance da empresa independente do canal que esteja utilizando.

Desta forma são bastante valiosos para o seu negócio, por exemplo na realização do controle deles em um escritório, porque correspondem a pessoas que já se interessam nos assuntos relacionados à sua empresa.

Assim eles são naturalmente clientes em potencial, que precisam ser nutridos e guiados até a compra.

Por isso, quanto melhor for o que a sua empresa oferece, maiores as chances de gerar mais leads.

Os leads ganharam muita força principalmente por causa do inbound marketing, que é o marketing de atração, fazendo com que a empresa se promova através de blogs, vídeos e sites, além da ferramenta CRM que auxilia nessa promoção.

 

CRM para Captação de Leads

O CRM tem por significado customer relationship management, traduzindo para o português, gestão de relacionamento com o cliente.

É uma ferramenta fundamental para todos os tipos de negócios, podendo utilizá-la em diversas situações, por exemplo, na abertura de um escritório.

Através dela, é possível construir uma base sólida de clientes e manter um relacionamento duradouro e lucrativo.

Com o CRM vendas, irá ajudar principalmente com o aumento das vendas.

Na prática, o CRM vai além, é uma gestão de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.

Em um mercado cada vez mais competitivo e acessível, tratar muito bem os clientes é essencial para qualquer tipo de negócio. Se a sua empresa não os tratar de maneira atenciosa, os concorrentes poderão tratar.

Por isso, o conceito comercial CRM, significa ter planejamento, estratégia e execução centrados e focados nos clientes.

 

O que é Gestão de Leads?

A gestão dos leads é o caminho trilhado pela sua empresa até o futuro do cliente, ao fechamento da venda.

Agora, imagine tendo que gerenciar o fluxo dos leads do escritório de maneira manual, daria muito trabalho.

É justamente por isso que o desafio está em automatizar o máximo possível, quem poderá auxiliar é a ferramenta CRM.

Com uma boa distribuição dos leads é uma maior agilidade no atendimento, sua equipe de vendas trabalha com mais foco e garante um número maior de conversões.

É importante se preocupar com os leads porque eles poderão se tornar grandes consumidores da organização.

No seu primeiro contato ele irá avaliar o jeito em que é tratado e isso pode fazer que além de se tornar o cliente fidelizado poderá fazer a divulgação dos serviços.

 

 Qual a Importância do CRM para os Leads?

Será eficiente para definir estratégias de negócios com base na interação do cliente com a empresa. 

O CRM trará alguns benefícios em relação aos leads para o seu negócio. 

 

Coletar Dados sobre os Leads

Coletar e armazenar informações dos leads é um dos objetivos principais do CRM.

Além disso, o monitor da atividade e pontos de contato dos leads que tiveram com a empresa, incluindo visitas a sites, lojas e ligações telefônicas.

É importante ressaltar que o CRM não é só uma lista, ele reúne e integra dados valiosos para preparar as estratégias com informações de preferência dos leads.

Sendo assim, é possível segmentar os leads e trabalhar mensagens e ofertas customizadas.

Assim, irá conhecer o que cada um deles precisa para que o seu negócio resolva os seus problemas oferecendo benefícios relevantes.

 

Entender a Jornada de Compra do Lead

A jornada de compra do lead, é o caminho que o lead tem desde o primeiro contato até a decisão final.

É importante adquirir o pipeline de vendas para acompanhar cada passo do lead quando ele estiver no processo de vendas.

Durante essa etapa, é importante saber como falar, como agir, para que ele se sinta extremamente inseguro e pronto para fazer o fechamento de negócio.

O funil de vendas fará o acompanhamento desde o primeiro contato até quando realizar a compra do produto, sendo muito importante a utilização do app funil de vendas.

Todos esses pontos de contatos podem ser mapeados, sabendo como lead identifica um problema e qual processo ele segue para resolver essa questão.

Com tudo isso em mãos é possível planejar melhor suas estratégias para mostrar que o seu escritório, como foi dado exemplo, é a solução das necessidades dos leads.

Com essas dicas é possível realizar a aplicação no escritório, podendo fazer com que o lead se torne verdadeiros clientes.

 

Como Aplicar Isso em um Escritório?

Para fazer aplicação do controle de leads é importante criar uma página específica para a conversão, ou seja, a geração de leads.

Essa página é chamada de landing page, ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead como um texto atrativo formulário de contato.

São páginas desenvolvidas especialmente para a captação e a realização do controle de leads.

 

Formulários

Faça formulários, eles são ferramentas bem práticas para fazer a captação e o controle desses leads.

Eles apresentam campos a serem preenchidos, com informações que o seu escritório deseja ter dos seus usuários.

São meios simples de fazer com que os potenciais clientes preencham informações de modo simples e rápido.

 

Blog

Para a melhor realização do controle, é importante ter um blog, que trabalhe o marketing de conteúdo.

Eles focam na produção de conteúdos da marca, com posts educativos e informativos.

Eles são importantes porque podem ser encontrados em sites de buscas, redes sociais e outras formas de divulgação também.

 

E-mail Marketing

Quando conseguir criar uma base de contato, o e-mail marketing é uma ferramenta bem importante.

Implantando o CRM nessa etapa, é possível trabalhar ofertas personalizadas e aprofundar o relacionamento com cada contato para ter o controle do lead.

Com todas essas etapas e informações é possível realizar um bom controle de leads para o escritório.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.