CRM: Como Aplicar no seu Escritório de Advocacia?

Por Isabella Stephano - 27/04/2024 as 15:38

Cada vez mais adotam-se medidas para manter os clientes próximos, fidelizados e felizes: é o CRM, do inglês Customer Relationship Management, que visa a manutenção de clientes satisfeitos e com um elo forte com determinada marca. 

A esse processo damos o nome de Gestão do Relacionamento com o Cliente

Para o ramo da advocacia, o crm é igualmente relevante: como uma profissão que lida com demandas de um cliente, muitas vezes em relação muito próxima por um longo período de tempo, é importante manter os clientes contentes dentro do seu escritório. 

Mas como aplicar o CRM dentro da advocacia?

 

O que é CRM e como ele pode ajudar a advocacia?

A gestão interna de um escritório é de extrema relevância para a manutenção de uma cartela recheada de clientes que não só são fidelizados, mas recomendam os serviços recebidos. 

Mais do que um trabalho jurídico bem feito, é necessário um tratamento humano, diligente e eficiente para o cliente que, muitas vezes leigo, fica alheio aos processos judiciais e ao próprio serviço fornecido. 

A ferramenta comercial crm entra como uma eficiente estratégia de comunicação e vínculo com o cliente, de forma a gerir uma relação positiva e que seja seu principal cartão de visita. Além da expertise no assunto, a assistência e a comunicabilidade com o profissional são grandes fatores na contratação de um advogado. 

Nesse aspecto, não basta ser especialista em sua jurisdição: seja advogado solo, seja um escritório, sua marca precisa ser vendida por meio de estratégias de vendas persuasivas, convincentes, bem como marketing pessoal e empresarial. 

 

O sistema CRM no escritório de advocacia: como funciona?

O sistema CRM tem como missão estabelecer vínculos duradouros e positivos tanto com clientes antigos, recém-captados e também possíveis clientes. 

Cabe à equipe responsável analisar a relação cliente-empresa e dar as diretrizes para melhorar a experiência do consumidor do seu serviço antes da captação, durante a prestação de trabalho e depois de finalizados os determinados processos.

Como estabelece os profissionais e empresários, é necessário “antecipar necessidades e desejos dos clientes''.

Isso personaliza o atendimento e traz reflexos especialmente na gestão da carteira de clientes na advocacia. 

Assim, se constrói uma marca consistente e que está próxima do seu público-alvo, potencial e já consolidado, para ser referência na hora em que os serviços forem necessários.

Para iniciar a construção de um CRM duradouro, deve-se atentar para os seguintes pontos:

  • Montagem da base de dados dos clientes; 

  • Aprofundar-se nos conceitos de CRM, como funil de vendas;

  • Criar campanhas direcionadas de engajamento com clientes;

  • Estabelecer um atendimento ativo.

 

Qual CRM escolher?

Com base no histórico de seus clientes e em pesquisas de satisfação com os colaboradores e usuários do seu serviço, deve-se realizar um mapeamento dos pontos positivos e negativos que impactam o negócio. 

Partindo desse planejamento, busca-se as plataformas mais adequadas para se instalar no escritório. 

Seja por meio de um crm plano contratado ou uma estruturação independente baseada em múltiplas ferramentas, a pesquisa de necessidades e prioridades é indispensável. 

Algumas consultoras especializadas, apresentam ferramentas de CRM que podem ser escolhidas dependendo das necessidades do seu escritório:

  • Zoho CRM;

  • Nutshell;

  • Capsule;

  • Pipedrive.

Além desses, há também sistemas de crm gratuitos que podem ser testados na hora de estruturar a Gestão de Relacionamento com o Cliente em seu empreendimento. 

Há diferentes alternativas para diferentes tipos de negócio, bem como encaixes quanto ao tamanho, alcance e objetivos. 

Por isso, na hora de escolher um sistema para adotar, é de bom proveito escalar as prioridades, metas e requisitos para avaliar diferentes sistemáticas.

Toda pesquisa é válida! 

Sendo assim, vê-se que o preço não é obstáculo na hora de adotar políticas integrativas em relação aos clientes: o crm preço pode ir desde uma performance mais sofisticada – que requer investimentos que voltarão em forma de captação e fidelização de clientes.

Até plataformas indicadas para quem está iniciando no mundo da gestão do cliente. 

Como quer que seja o primeiro passo, ele será importante para mostrar para sua cartela de clientes prospectados e potenciais o comprometimento do seu escritório com a experiência e satisfação dele durante sua parceria. 

Ao implantar o CRM no seu escritório de advocacia, os benefícios são inúmeros: monitoramento dos clientes, conhecimento do perfil de cada um dos usuários do seu serviço, centralização dos processos e a possibilidade de expandir seu negócio. 

Tendo bases de dados para desenvolver campanhas de marketing e engajamento dentro do seu círculo. O CRM veio para inovar e ajudar o empreendimento, incluindo os do ramo jurídico, a fidelizar e aumentar a produtividade por meio da valorização do cliente. 

 

Isabella Stephano, Assessora digital, amante de comunicação e marketing, redatora do Markplan.