Coletânea de questões:
Delegado de Polícia Civil - Medicina Legal - 199AB9
40 questões

1

IDR16022

Medicina Legal
Tags:
  • Identificação Humana
  • Odontologia Legal

Julgue o próximo item, acerca da aplicação pericial.

A identificação de uma pessoa com deficiência mental grave que não saiba informar sua identidade pode ser obtida pela odontologia legal, desde que presentes registros odontológicos prévios.

Certo

Errado

2

IDR16020

Medicina Legal
Tags:
  • Criminalística
  • Identificação de cadáver

Julgue o próximo item, acerca da aplicação pericial.

Situação hipotética: No bolso da vestimenta de um cadáver não identificado e parcialmente carbonizado, foram encontrados documentos e sete chaves - uma delas era de um veículo e as demais eram chaves de portas residenciais. Assertiva: Esses objetos são suficientes para que a identificação do cadáver seja confirmada, desde que as chaves abram as fechaduras.

Certo

Errado

3

IDR15275

Medicina Legal
Tags:
  • Identificação de Pessoas

Sobre as condições necessárias para que um método seja considerado aceitável no processo de identificação, assinale a afirmativa correta.

Perenidade - caracteres adquiridos no intervalo perimortem.

Unicidade - existência de um único caráter individualizante, utilizado na identificação.

Imutabilidade - características genéticas observadas em outros parentes, sem que tenha havido mutações.

Praticabilidade - necessidade de o processo de identificação não ser complexo na obtenção e no registro dos caracteres.

Classificabilidade - possibilidade de classificar as pessoas de acordo com seu perfil biológico (sexo, idade e cor da pele). 

4

IDR15542

Medicina Legal

Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. Durante o exame necroscópico, foi identificado no primeiro corpo, sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço. A causa da morte mais provável em cada um deles é, respectivamente:

esganadura, enforcamento e estrangulamento. 

 enforcamento, estrangulamento e esganadura. 

esganadura, estrangulamento e enforcamento.

 estrangulamento, esganadura e enforcamento.

5

IDR15398

Medicina Legal
Tags:
  • Criminalística
  • Investigação de morte acidental e parafilias

No dia 4/2/2022, H. A. S., com 24 anos de idade, do sexo masculino, foi encontrado morto em quarto de hotel. Na perinecroscopia, o perito criminal descreveu que a vítima foi encontrada com um laço no pescoço, nua, apontando preliminarmente para a possibilidade de suicídio por estrangulamento, pois as câmeras do hotel não haviam registrado entrada ou saída de pessoas do apartamento da vítima, e a porta estava fechada por dentro. Posteriormente, conforme a investigação avançou, a família relatou dados específicos sobre o comportamento sexual da vítima, o que levou o delegado de polícia a considerar a hipótese de morte acidental.

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, é correto considerar a hipótese da parafilia denominada 

coprolalia.

frotteurismo.

dolismo.  

hipoxifilia. 

clismafilia.

6

IDR15466

Medicina Legal

Durante uma necropsia, perito médico-legista verificou a presença de lesão denominada “manchas de Paltauf” no corpo de um periciando. Essa alteração é encontrada de forma mais característica no exame interno de morte ocasionada por 

estrangulamento por mão. 

enforcamento.  

esganadura. 

afogamento. 

estrangulamento por laço. 

7

IDR14718

Medicina Legal
Tags:
  • Direito Penal
  • Criminalística
  • Traumatologia Forense
  • Investigação Policial

A Polícia Civil de Goiás investiga um óbito de um motorista de aplicativo, vítima de disparo de arma de fogo, assassinado em seu veículo nas imediações do bairro Jardim Novo Mundo, no município de Goiânia. O laudo pericial descreve duas lesões: lesão 01: ferimento circular, de bordas regulares e invertidas, halo de enxugo, aréola equimótica e orla de escoriação, localizado em região peitoral esquerda; lesão 02: ferimento de bordas irregulares e evertidas, sangrante, localizado em região lombar esquerda. Durante a investigação policial, várias hipóteses foram aventadas a respeito do estudo da Traumatologia Forense. Diante das informações apresentadas, assinale a alternativa correta.  

De acordo com o trajeto do projétil, pode-se afirmar que foi um tiro à queima roupa. 

O halo de enxugo, observado na lesão 01, é representado pelas impurezas deixadas pelo projétil no anel interno do ferimento de entrada.

As alterações observadas na lesão 01 são resultantes da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo e configuram entrada a curta distância.

O sinal de Werkgaertner, observado na lesão 01, é representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano do revólver, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.

A aréola equimótica (mais conhecida como sinal do funil de Bonnet) poderia também ser observada na lesão 02 e tem por origem a formação de uma equimose bem justa ao ferimento em face do rompimento de capilares, vênulas e arteríolas atingidos pelo projétil.

8

IDR14655

Medicina Legal
Tags:
  • Cronotanatognose

No que concerne à cronotanatognose, julgue o item que se segue.

A presença de cristais no sangue putrefeito, conhecidos como cristais de Westenhoffer-Rocha-Valverde, é constatada 24 horas depois da morte.

Certo

Errado

9

IDR15539

Medicina Legal
Tags:
  • Diagnóstico diferencial entre rupturas himenais por coito e parto vaginal

O médico legista deve estar atento ao diagnóstico diferencial entre as rupturas himenais por coito e os retalhos de hímen roto pelo parto vaginal. Os retalhos himenais se retraem, constituindo verdadeiros tubérculos em sua implantação, e correspondem a: 

carúnculas mirtiformes.

chanfraduras vulvo-himenais.

entalhes himenais.

hímens cribriformes.

10

IDR16034

Medicina Legal
Tags:
  • Criminologia
  • Criminologia e Psicopatologia Forense

No que se refere a criminologia e psicopatologia forense, julgue o item a seguir.

Acreditar que um cão é capaz de ler e entender um texto é um delírio, ao passo que ouvir vozes inexistentes configura alucinação.

Certo

Errado