Coletânea de questões:
Delegado de Polícia Civil - Medicina Legal - BE51B3
40 questões

1

IDR15537

Medicina Legal
Tags:
  • Direito Penal
  • Sexologia Forense
  • Crimes contra a liberdade sexual
  • Parafilias

A sexologia forense estuda os vestígios decorrentes dos crimes contra a liberdade sexual, infanticídio, aborto, bem como os desvios sexuais e parafilias. A riparofilia é o(a)

a perversão sexual que uma pessoa tem de se relacionar com mulheres desasseadas, preferindo aquelas que estejam menstruadas.

crime caracterizado pela penetração de pênis em vagina, sem o consentimento ou sob grave ameaça.

crime de abandono de recém-nascido cometido pelo pai. 

relação sexual com o uso de objetos durante o ato, com a finalidade de obter maior satisfação durante a cópula. 

2

IDR15543

Medicina Legal
Tags:
  • Direito Penal
  • Morte Não Natural
  • Emissão de Declaração de Óbito

Jovem do sexo masculino, 45 anos, foi atropelado na via pública por um ônibus, sofrendo trauma toracoabdominal, com hemotórax e hemoperitônio. Foi socorrido, submetido à laparotomia e drenagem de tórax, com drenagem em selo d’água. Recuperou-se do coma, porém ficou internado por 2 meses, tendo broncopneumonia, sepse e veio a óbito. Neste caso, a declaração de óbito deverá ser emitida

no IML, pelo nexo-causal entre o acidente e a causa do óbito. 

no SVO, pois o evento final foi de causa natural. 

pelo cirurgião que operou o paciente.

pelo plantonista do CTI do hospital no momento do óbito.

3

IDR15541

Medicina Legal
Diversos fatores podem interferir na evolução da putrefação cadavérica, EXCETO

Espasmo cadavérico.

Idade do morto.

Temperatura ambiente.

Umidade do ar. 

4

IDR15576

Medicina Legal
Tags:
  • Tanatologia Forense

A tanatologia forense, tradicionalmente, é compreendida como o ramo da medicina legal que tem como objeto de estudo a morte, o morto e suas repercussões. Sobre os fenômenos cadavéricos, é correto afirmar, EXCETO:

a autólise é o processo de destruição das células pela ação de suas próprias enzimas.

a maceração é um processo de transformação no qual há destruição dos tecidos moles do cadáver, provocada pela ação prolongada de líquidos. Os estudos apontam para duas espécies de maceração: a séptica, resultado da exposição prolongada do cadáver em ambiente líquido contaminado; e a asséptica, em que não há contaminação do líquido onde o cadáver se encontra submerso.

a saponificação, também conhecida como adipocera, é um fenômeno transformativo destrutivo em que o tecido do corpo adquire um aspecto amarelo-acinzentado, untuoso, mole ou quebradiço. Geralmente, a saponificação ocorre quando o cadáver fica exposto a um ambiente excessivamente úmido, quente e pouco arejado.

a corificação é um processo transformativo em que o cadáver adquire um aspecto semelhante ao couro, pois seus tecidos cutâneos são transformados em razão da desidratação. Em alguns casos, é possível a reidratação dos tecidos para identificar as lesões no cadáver, possibilitando-se diferenciar as lesões causadas em vida das provocadas post mortem.

uma das fases da putrefação é a chamada fase gasosa, que ocorre com o início da decomposição, quando são formados gases no interior do corpo do cadáver. É nessa fase que é possível observar a chamada circulação póstuma de Brouardel. 

5

IDR15540

Medicina Legal
Tags:
  • Direito Processual Penal

Nas mortes violentas ou suspeitas, já previstas por lei, os peritos nomeados ou oficiais, por solicitação da autoridade competente, só poderão realizar a necropsia após 6 h de verificado o óbito. Sobre o exame necroscópico, é CORRETO afirmar que

é um exame que pode ser realizado no indivíduo vivo ou morto.

não pode ser documentado por meio de um relatório médico-legal.

não pode ser realizado em indivíduos menores de um ano de idade.

um dos objetivos é destacar a causa da morte.

6

IDR14657

Medicina Legal
Tags:
  • Classificação de Queimaduras

Em relação a lesões por ação térmica e por ação elétrica, julgue o item a seguir.

De acordo com a classificação de Lussena-Hoffman, a presença de flictena e bolhas na pele (sinal de Chamber) caracteriza queimadura de segundo grau.

Certo

Errado

7

IDR16036

Medicina Legal
Tags:
  • Criminologia
  • Criminologia e Psicopatologia Forense

No que se refere a criminologia e psicopatologia forense, julgue o item a seguir.

Estímulos captados do meio ambiente, como sons ou luzes, denominam-se percepções, que se tornam sensações quando atingem o plano consciente.

Certo

Errado

8

IDR14843

Medicina Legal
Tags:
  • Criminalística
  • Perícia e Peritos

Acerca das perícias e dos peritos, é correto afirmar que os aspectos objetivos de uma perícia, relacionados às alterações visíveis verificadas por quem procede ao exame, serão destacados nos respectivos laudos na parte

da formulação dos quesitos. 

da descrição. 

do preâmbulo. 

do histórico. 

da assinatura. 

9

IDR15392

Medicina Legal
Tags:
  • Criminalística
  • Direito Penal
  • Balística Forense
  • Homicídio
  • Perícia Criminal

No dia 31/1/2022, Paulo compareceu à delegacia de polícia em Itaperuna - RJ para registrar o desaparecimento de Joaquina, sua irmã, ocorrido no dia anterior. Durante a oitiva dele, policiais civis daquela unidade foram informados por policiais militares sobre o encontro de um cadáver do sexo feminino no interior de uma residência, com as mesmas características de Joaquina. Durante a perinecroscopia, o perito criminal descreveu que a vítima estava manietada, com diversas equimoses, escoriações nos joelhos e amputação bilateral dos pés, correlacionadas ao evento morte. Foi descrita a presença, na região da nuca, de orla/zona excêntrica de grânulos incombustos de pólvora ao redor de lesão circular provocada por projétil de arma de fogo, na qual ficou evidenciada aréola equimótica. Tais fatos foram corroborados pelo laudo do perito legista, que, por sua vez, destacou a presença do sinal de Jellinek na região do tórax e da face.

Nessa situação hipotética, o delegado de polícia responsável pela investigação deve 

compreender que a lesão observada na nuca é oriunda da utilização de arma de fogo com cano de alma raiada, uma vez que a produção de orla/zona de tatuagem é exclusiva da utilização desse tipo de armamento. 

considerar que a orla/zona de tatuagem advém do emprego de um tipo especial de munição com balins e bucha plástica nas armas de fogo com cano de alma lisa, razão pela qual não será observada por ocasião da utilização de armas de fogo com cano de alma raiada. 

compreender que a ocorrência da orla/zona de tatuagem é um elemento que auxilia na definição da distância aproximada entre atirador e vítima, podendo ser observado no caso da utilização de arma de fogo com cano de alma lisa ou de alma raiada. 

instaurar inquérito policial para apurar homicídio simples e compreender que as lesões descritas pelos peritos foram produzidas por ação vulnerante perfurante e perfurocortante, além de ter sido utilizada eletricidade industrial. 

instaurar inquérito policial para apurar homicídio qualificado, haja vista a impossibilidade de defesa de Joaquina, considerando que a orla/zona de tatuagem excêntrica indica perpendicularidade da incidência do projétil de arma de fogo na vítima. 

10

IDR15535

Medicina Legal
Tags:
  • Direito Penal
  • Lesão Corporal

Criança de 12 anos, vítima frequente de maus tratos pelos pais, durante um dos episódios, levou soco no olho direito, o que levou a descolamento de retina, com déficit visual homolateral. Trata-se de lesão corporal

grave, pois houve debilidade permanente da função visual.

leve, pois não houve deformidade externa, apenas lesão interna, sem perda total da função.

somente poderá ser classificada na dependência do grau de prejuízo às suas funções rotineiras.

somente poderá ser classificada se houver prejuízo à sua profissão, na sua maioridade, com perdas financeiras.