Videoaulas
100% online

Baixe o material
de aula em PDF

Ouça as aulas quando
e onde quiser

Acesso às aulas
por 6 meses

Certificado de
Conclusão

7 dias de
garantia

Descrição do curso

O Curso de Direito Médico do Instituto de Direito Real é completo, atualizado e ministrado por professores especialistas, mestres e doutores altamente qualificados e que tratam de temas fundamentais aprofundados do Direito Médico.

O Direito Médico é uma área jurídica recente e necessita de muito estudo e aperfeiçoamento dos profissionais, por isso o Curso de Direito Médico fornece conhecimento suficiente para que o advogado que queira atuar nessa área possa sair na frente e alavancar sua carreira e para que médicos, gestores da saúde e todos os interessados exerçam a profissão de forma mais segura.

O curso abrange as áreas administrativa, ética, cível, criminal, tributária, previdenciária, bioética e empresarial, proporcionando ampla visão do Direito Médico.

Dentro das matérias acima, são analisados tópicos essenciais como a responsabilidade do médico na conduta culposa - negligência, imprudência e imperícia, além da análise pormenorizada da responsabilidade criminal do ato médico, passando por assuntos imprescindíveis como o Código de Ética Médica que foi publicado pela Resolução do Conselho Federal de Medicina n. 2217/2018.

A polêmica da judicialização da saúde, questões sobre o fim da vida aliadas à responsabilidade ética do médico e a organização do Sistema Único de Saúde, entre diversos outros assuntos, podem ser conferidos no nosso Programa de Curso.

O aluno do curso de Direito Médico terá o conteúdo completo para aprofundamento no estudo do Direito Médico desde noções básicas a avançadas, por isso não exige conhecimento anterior do assunto.

Além disso, apresenta conteúdos inéditos como o imposto de renda do médico, regras de acumulação de cargos na área da saúde e os tipos de sociedades e parceria médica.

Ao todo são 40 horas de vídeo-aulas dinâmicas, 100% on-line, com material em pdf que pode ser impresso.

Compre este curso por até 12x de R$ 19,73

Programa de Curso:

1ª Unidade – Considerações introdutórias: os riscos inerentes à atuação do profissional da medicina e os limites de sua responsabilização.

2ª Unidade – Limites e diferenças entre a responsabilidade civil, administrativa e penal dos profissionais da medicina pelos atos praticados no exercício de suas funções.

3ª Unidade – Os limites da responsabilização penal dos médicos no exercício de suas funções: a prática de um crime como pressuposto da responsabilidade penal.

4ª Unidade – Conceito de crime no direito penal brasileiro.

5ª Unidade – Diferença entre crimes comissivos e omissivos.

6ª Unidade – Diferença entre crimes dolosos e culposos.

7ª Unidade – Requisitos para a configuração do crime culposo.

8ª Unidade – Modalidades de culpa: negligência, imprudência e imperícia.

9ª Unidade – Diferenças entre os principais crimes aplicáveis à temática: omissão de socorro, lesão corporal, homicídio.

10ª Unidade – O dever de indenizar como consequência da prática de um ato ilícito.

11ª Unidade – Distanásia, eutanásia, ortotanásia e morte assistida (suicídio assistido) e o Código de Ética Médica.

12ª Unidade – Os limites do consentimento do paciente com os procedimentos médicos: transfusão de sangue e válvulas cardíacas biológicas.

1ª Unidade – Responsabilidade Civil (Introdução) e a diferença para a responsabilidade penal; a obrigação de indenizar; os elementos da responsabilidade civil (culpa, nexo de causalidade e dano).

2ª Unidade – A culpa: em sentido amplo e sem sentido estrito. Quando o profissional da saúde age com negligência, imprudência ou imperícia. Os riscos de atuação em área diferente de sua especialização. Casos já julgados pelos tribunais.

3ª Unidade – Excludentes de responsabilidade. Culpa exclusiva do paciente. Precauções jurídicas no pré e pós-operatório.

4ª Unidade – O erro médico. Como os tribunais entendem quando houve erro, fatalidade ou risco do próprio procedimento.

5ª Unidade – As duas espécies de responsabilidade civil: subjetiva (necessária a culpa) e objetiva (independentemente de culpa).

6ª Unidade – A responsabilidade civil por fato de terceiro. Quando o hospital/clínica responderá por atos de seus funcionários. O entendimento judicial sobre a responsabilidade do civil do hospital/clínica mesmo quando o médico não é seu funcionário.

7ª Unidade – A cirurgia plástica como obrigação de resultado. Responsabilidade pela anestesia.

8ª Unidade – O dano: material, moral e estético. Apresentação de decisões judiciais para demonstrar o que pode ser interpretado como dano moral das relações médicas e a questão do dano estético.

9ª Unidade – A reparação do dano: formas de reparação do dano. Como os tribunais tem estabelecido o valor das indenizações, uma perspectiva comparada com outros países.

10ª Unidade – As implicações da aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas relações médico-paciente.

11ª Unidade – O contrato de prestação de serviços médicos. Validade da cláusula de não indenizar. Os termos de ciência de procedimentos médicos e seu papel preventivo de responsabilização civil.

12ª Unidade – Os casos de tratamentos médicos envolvendo crianças, pessoas inconscientes, pacientes Testemunhas de Jeová, entre outros casos já enfrentados pelos tribunais brasileiros.

1ª Unidade – O imposto de renda do médico – pessoa física e pessoa jurídica.

2ª Unidade – A emissão de recibos médicos para abatimento do imposto de renda.

3ª Unidade – O pagamento do ISS pela prestação de serviços de saúde.

4ª Unidade – Contribuição previdenciária em múltiplas fontes de renda.

5ª Unidade – A regra constitucional da acumulação de cargos públicos para profissionais da saúde. A concomitância de cargos públicos, vínculos trabalhistas e a sociedade em empresas.

1ª Unidade – Construção do sistema de saúde brasileiro.

2ª Unidade – Constituição Federal: arts. 6º e 196 a 200.

3ª Unidade – Iniciativa privada na assistência à saúde.

1ª Unidade – Organização do SUS: Lei nº 8.080/90.

2ª Unidade – Princípios e diretrizes. Competências e atribuições.

3ª Unidade – Atenção à saúde na primeira infância: Lei nº 8069/90.

1ª Unidade – Código de Ética Médica.

2ª Unidade – Código de Processo Ético-Profissional.

1ª Unidade – Bioética e biodireito. Consentimento informado e autonomia do paciente.

2ª Unidade – Resoluções do CFM sobre o início da vida.

3ª Unidade – Resoluções do CFM sobre o final da vida.

4ª Unidade – Resoluções do CFM sobre grupos vulneráveis.

1ª Unidade – Integralidade do acesso à saúde e reserva do possível.

2ª Unidade – Medicamentos de alto custo e medicamentos não-incorporados.

3ª Unidade – Respostas e alternativas à judicialização.

1ª Unidade – Diferenças entre pessoa jurídica e pessoa física. Quando é possível ser pessoa jurídica.

2ª Unidade – Tipos de sociedade existentes. Quando a atividade é ou não empresária. Diferença entre sociedade e parceria médica.

3ª Unidade – Relações entre os sócios. Direitos e obrigações.

4ª Unidade – Enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Vantagens deste enquadramento.

5ª Unidade – Encerramento da sociedade. Consequências.

Professores:

Cláudio Santos

Cláudio Santos

Advogado Civilista

Especialista em Contratos e Negócios Digitais, Direito, Tecnologia e Inovação, Lei de Proteção de Dados, Direito das Start Ups, Especialista em Direito Civil na Puc-Minas, Mestre em Direito Privado na Puc-Minas, Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Direito e professor de cursos de pós-graduação em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais

Ver perfil completo
Estefânia Rossignoli

Estefânia Rossignoli

Advogada - Direito Empresarial

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é Especialista em Direito Empresarial e Econômico pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Advogada e Autora de livros de Direito Empresarial na Editora JusPodium. É professora universitária e de cursos preparatórios para concursos

Ver perfil completo
Letícia Delgado

Letícia Delgado

Advogada Criminalista

É Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal, Mestra em Ciências Sociais – UFJF e Doutoranda em Direito – UFF. Atua como Professora na Pós-Graduação em Direito Penal da Puc-Minas e na Pós-Graduação em Ciências Penais – UFJF. É Membro do Núcleo de Estudo de Violência e Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais da UFJF e foi Assessora Judiciária do TJMG – Vara Criminal e Tribunal do Júri (2003/2013)

Ver perfil completo
Luciana Zimmermann

Luciana Zimmermann

Analista do Ministério Público - MG

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada em Direito Público e em Direito Tributário. Analista Processual do Ministério Público de Minas Gerais. Professora da Pós-graduação em Direito Público da PUC-Minas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nas seguintes áreas de Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Econômico

Ver perfil completo
Liz Rodrigues

Liz Rodrigues

Advogada Constitucionalista

Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e é Doutoranda em Direito Constitucional pela USP. Professora de cursos de graduação em Direito

Ver perfil completo
Maria Cristina Trúlio

Maria Cristina Trúlio

Juíza Estadual - TJMG

Formada em Direito na UFRJ, Especialista em Direito Público e Mestra em Direito Penal. Foi Delegada de Polícia Civil no Estado do Espírito Santo e atualmente é Juíza de Direito no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É professora universitária e de cursos preparatórios para concursos

Ver perfil completo

Investimento

Você tem diversas opções para efetuar o pagamento deste curso. Além do mais, você tem 7 dias para testar o nosso curso. Se por qualquer motivo, no período de 7 dias, caso você entenda que o curso não atenda às suas expectativas, basta nos enviar um e-mail solicitando o reembolso do valor pago.

Cartão de crédito

R$ 198,80 à vista ou em até 12x de R$ 19,73 no cartão de crédito.

Pix

R$ 198,80 à vista no Pix.

Boleto

R$ 198,80 à vista no boleto bancário.

Veja quem confia em nossos cursos

O Instituto de Direito Real é para você e também para Instituições
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap

Compre este curso por até 12x de R$ 19,73

Mais informações

O Curso de Direito Médico do Instituto de Direito Real é completo, atualizado e ministrado por professores especialistas, mestres e doutores altamente qualificados e que tratam de temas fundamentais aprofundados do Direito Médico.

O Direito Médico é uma área jurídica recente e necessita de muito estudo e aperfeiçoamento dos profissionais, por isso o Curso de Direito Médico fornece conhecimento suficiente para que o advogado que queira atuar nessa área possa sair na frente e alavancar sua carreira e para que médicos, gestores da saúde e todos os interessados exerçam a profissão de forma mais segura.

O curso abrange as áreas administrativa, ética, cível, criminal, tributária, previdenciária, bioética e empresarial, proporcionando ampla visão do Direito Médico.

Dentro das matérias acima, são analisados tópicos essenciais como a responsabilidade do médico na conduta culposa - negligência, imprudência e imperícia, além da análise pormenorizada da responsabilidade criminal do ato médico, passando por assuntos imprescindíveis como o Código de Ética Médica que foi publicado pela Resolução do Conselho Federal de Medicina n. 2217/2018.

A polêmica da judicialização da saúde, questões sobre o fim da vida aliadas à responsabilidade ética do médico e a organização do Sistema Único de Saúde, entre diversos outros assuntos, podem ser conferidos no nosso Programa de Curso.

O aluno do curso de Direito Médico terá o conteúdo completo para aprofundamento no estudo do Direito Médico desde noções básicas a avançadas, por isso não exige conhecimento anterior do assunto.

Além disso, apresenta conteúdos inéditos como o imposto de renda do médico, regras de acumulação de cargos na área da saúde e os tipos de sociedades e parceria médica.

Ao todo são 40 horas de vídeo-aulas dinâmicas, 100% on-line, com material em pdf que pode ser impresso e as dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com os professores.

Avaliações

Opinião dos alunos sobre o curso

4.6 de 5
132 avaliações
5
70%
4
18%
3
11%
2
1%
1
0%
Gustavo Oliveira
29/05/2024
Luiz
20/04/2024
Juliana
18/03/2024
Luiz Custódio
11/03/2024
Marcos Alves
19/02/2024

DIDÁTICA EXCELENTE.

Luciana
16/02/2024
Caroline
14/01/2024
Antônio
02/01/2024
Nathalia
18/10/2023
Leonardo Chinato
21/08/2023

O curso é excelente; mas, existem só 2 desatualizações legislativas no material: não existe mais o EIRELLE desde 2021 e a mudança acerca da nova Lei de Licitações.