Coletânea de questões:
Juiz Federal - Direito Ambiental - 9B21A6
40 questões

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IDR485

Direito Ambiental
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  • Mineração e Direito Ambiental

Quanto à relação entre mineração e direito ambiental é correto afirmar que:

A autorização de pesquisa mineral pressupõe o licenciamento ambiental da outorga de lavra.

A evidência de que a exploração de recursos minerais possa causar degradação ao meio ambiente não impede o licenciamento, por si, já que a própria Constituição Federal refere que, nesta atividade, o meio ambiente degradado será posteriormente recuperado, conforme a solução técnica exigida pelo órgão ambiental.

Na competência do Estado para registrar as concessões de direitos de pesquisa e lavra não se inclui a fiscalização de tais atividades.

A emissão da outorga de lavra gera direito do empreendedor à obtenção da licença ambiental, ainda que com condicionantes, exceto se a lavra se localizar em unidades de conservação.

O licenciamento ambiental de uma lavra não autoriza a realização de atividades que causem impacto ambiental direto.

2

IDR486

Direito Ambiental

Assinale a opção correta:

A responsabilidade civil ambiental é informada pela doutrina do risco integral e não admite ação de regresso.

Em regra, a cobrança de multa administrativa oriunda de responsabilidade ambiental não prescreve.

Por falta de nexo de causalidade, não se pode impor a obrigação de recuperar a degradação ambiental ao atual proprietário do imóvel, quando ele não a causou.

Conforme o atual entendimento do STF, a responsabilidade penal da pessoa jurídica por crimes ambientais subordina-se à simultânea persecução da pessoa física responsável pela conduta (princípio da dupla imputação).

A Lei n.º 9.605/98 prevê a pena de imposição de liquidação forçada, com perdimento do patrimônio, à pessoa jurídica utilizada preponderantemente para facilitar a prática dos crimes contra o meio ambiente previstos em seu texto.

3

IDR487

Direito Ambiental

Em relação à competência para o licenciamento ambiental é correto afirmar que:

O ente que não tem competência para licenciar a atividade tampouco poderá aplicar medidas de polícia sobre ela.

Atividades localizadas em faixa de até 50 km da fronteira serão sempre licenciadas pela União.

Atividades que captem água de rios federais serão sempre licenciadas pela União.

Em regra, o ente competente para o licenciamento de uma atividade será competente para aplicar sanções administrativas ambientais à pessoa responsável pela atividade.

O licenciamento ambiental de qualquer atividade conduzida por concessionária de serviço público federal será de competência da União.

4

IDR488

Direito Ambiental
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  • Gestão de Recursos Hídricos

Quanto à outorga de direito de uso de recursos hídricos, assinale a opção correta:

A outorga é de competência exclusiva da Agência Nacional de Águas.

Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos deve ser destinado ao consumo humano e à dessedentação de animais e, em seguida, às prioridades de uso estabelecidas no Plano de Recursos Hídricos aplicável a cada corpo hídrico.

A outorga só será suspensa nos casos de não cumprimento, pelo outorgado, dos termos estabelecidos ou de necessidade premente de água para atender a situações de calamidade, sempre mediante processo administrativo em que se assegure ampla defesa.

A outorga deverá observar o uso específico para o qual o corpo hídrico tiver sido destinado, vedado o seu uso múltiplo.

Desde que respeite a classe em que o corpo de água estiver enquadrado, a outorga não fica condicionada às prioridades de uso.

5

IDR489

Direito Ambiental

Assinale a opção correta:

O Estado membro possui competência concorrente para legislar sobre a proteção do meio ambiente e sobre a defesa dos recursos naturais e, nessa linha, pode regular as condições de utilização das águas subterrâneas, que são bens dos Estados.

A competência para legislar sobre águas e sobre o meio ambiente é privativa da União.

O Estado membro pode disciplinar o uso de águas subterrâneas apenas se a União não tiver lei específica sobre o tema.

Apenas mediante autorização prevista em Lei Complementar, o Estado membro pode disciplinar o uso de águas subterrâneas.

Como compete à União dispor sobre o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos, é vedado aos Estados disciplinar o uso de águas subterrâneas.

6

IDR490

Direito Ambiental

Quanto à ordem de prioridade a ser observada nas políticas de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos:

A disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos é o objetivo maior da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A ordem de prioridade é reciclagem, não geração e, por fim, uso como fonte de energia.

A ordem de prioridade se inicia com a tentativa de não geração e segue com a redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A ordem de prioridade é reciclar, reutilizar e, se for possível, não gerar.

Segundo o princípio do poluidor pagador, a prioridade é a não geração, a taxação daqueles que geram mais e, quanto aos resíduos gerados, a disposição final efetuada em consonância com a política de saneamento básico.

7

IDR491

Direito Ambiental
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  • Política Nacional sobre Mudança do Clima

Em relação à Política Nacional sobre Mudança do Clima, instituída pela Lei n.º 12.187/09, é correto afirmar que:

O conceito de “adaptação” se refere às medidas necessárias para adaptar o sistema produtivo aos objetivos da política climática, reduzindo o volume de emissões de gases de efeito estufa, e o conceito de “mitigação” se refere às iniciativas para reduzir a vulnerabilidade das populações mais afetadas pelas mudanças climáticas.

A implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima é de competência privativa da União.

Com a aprovação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, qualquer pessoa, física ou jurídica, responsável, direta ou indiretamente, por emissões de gases de efeito estufa, pode ser obrigada, inclusive judicialmente, a compensar integralmente suas emissões, até por força do princípio do poluidor pagador.

Qualquer instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima só pode ser utilizado mediante prévia aprovação pela conferência das partes à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (as denominadas “COPs”).

Os registros, inventários, estimativas, avaliações e outros estudos de emissões de gases de efeito estufa e de suas fontes, elaborados com base em informações e dados fornecidos por entidades públicas e privadas, são instrumentos da Política Nacional Sobre Mudança do Clima.

8

IDR1582

Direito Ambiental
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  • Concessão Florestal
  • Código Florestal Brasileiro

O instrumento econômico da Política Nacional do Meio Ambiente que envolve a delegação onerosa de direito de praticar manejo sustentável em uma unidade de manejo, mediante licitação, por prazo determinado, é denominado

seguro ambiental.

servidão ambiental.

concessão florestal.

zoneamento ambiental.

terceirização de manejo.

9

IDR1584

Direito Ambiental

O Ministério Público ajuizou ações na esfera cível e criminal contra empresa exploradora de petróleo, alegando prejuízos decorrentes de vazamento de óleo combustível em águas marinhas. O vazamento de óleo resultou na mortandade da fauna aquática e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) determinou, então, a imediata proibição de pesca na região, por seis meses. Na fase de provas, foram provadas a regularidade das instalações da empresa, que contava com as melhores tecnologias disponíveis, e a idoneidade dos esforços para a reparação do problema, tendo o prejuízo ocorrido por motivo de força maior.

Determinado pescador profissional ajuizou ação indenizatória individual pelos mesmos fatos, requerendo danos materiais e morais.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A pretensão indenizatória na ação civil pública pelo dano ambiental difuso é imprescritível.

A pretensão do pescador é imprescritível

A responsabilidade da empresa pela poluição gerada é objetiva em todas as ações.

Se reconhecida processualmente, a força maior afastará a obrigação de indenizar.

O reconhecimento da força maior como determinante do dano não tem repercussão na ação criminal.

10

IDR1585

Direito Ambiental
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  • Convenção sobre Diversidade Biológica

Assinale a opção que apresenta o instrumento de cooperação internacional para a consecução dos princípios e objetivos da Convenção da Diversidade Biológica e que abrange o tema da repartição dos benefícios advindos da utilização dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade.

Protocolo de Cartagena

Convenção da Basileia

Convenção de Ramsar

Protocolo de Quioto

Protocolo de Nagoya