Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Processual Penal - 88610A
40 questões

1

IDR9114

Direito Processual Penal
Tags:
  • Direito Penal
  • Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais
  • Lei Maria da Penha
  • Lei dos Crimes Hediondos

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

Nos termos da Lei n.º 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais), no juízo comum ou no Tribunal do Júri, havendo reunião de processos decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, deverão ser observados os institutos da transação penal e da composição civil.

Nos termos da Lei n.º 11.340/96 (Lei Maria da Penha), as medidas protetivas de urgência que obrigam o agressor, dada sua natureza cautelar, têm validade de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogada a pedido da vítima, seu defensor ou do Ministério Público enquanto perdurar o processo.

Nos termos da Lei n.º 12.850/13 (que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal), é vedado que a autoridade policial, o investigado e o defensor promovam negociações para formalização de colaboração premiada por não serem partes processuais.

Nos termos da Lei n.º 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), a prisão temporária terá o prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade, tanto nos crimes hediondos como nos de prática da tortura, de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo.

Nos termos da Lei n.º 11.343/06 (Lei Antidrogas), decorrido o prazo para conclusão do inquérito policial a autoridade de polícia judiciária deverá remeter os autos ao juízo, sem prejuízo de diligências complementares necessárias ou úteis à plena elucidação do fato, cujo resultado deverá ser posteriormente encaminhado ao juízo competente até a apresentação da resposta escrita, sob pena de preclusão.

2

IDR8738

Direito Processual Penal
Tags:
  • Direito Penal
  • Colaboração Premiada
  • Organizações Criminosas

De acordo com a Lei n.º 12.850/2013, considerando a relevância da colaboração premiada prestada, o Ministério Público e o delegado de polícia, a qualquer tempo, poderão requerer ou representar ao juiz pela concessão de perdão judicial ao colaborador, ainda que esse benefício não tenha sido previsto na proposta inicial.

Certo

Errado

3

IDR6715

Direito Processual Penal
Tags:
  • Direito Penal
  • Criminalística
  • Cadeia de Custódia
  • Prova Penal

Consoante a disciplina legal da cadeia de custódia, assinale a alternativa CORRETA:

O início da cadeia de custódia dá-se com a apreensão dos vestígios da infração sobre os quais recairá o exame de corpo de delito.

Apenas os vestígios coletados no decurso do inquérito devem ser tratados seguindo a cadeia de custódia, submetendo-se a regramento diverso aqueles coletados na fase processual.

Todos os Institutos de Criminalística deverão ter uma central de custódia, sendo este local adequado à guarda e controle dos vestígios e à realização da perícia.

São etapas da cadeia de custódia, dentre outras: fixação, coleta, acondicionamento, transporte, processamento e descarte.

4

IDR8155

Direito Processual Penal
Tags:
  • Recursos no Processo Penal

Sobre os recursos em processo penal, assinale a alternativa CORRETA:

O recurso extraordinário e o recurso especial serão processados e julgados no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça na forma estabelecida por leis especiais e pela lei processual civil, que revogaram os regimentos internos das Cortes Superiores no tocante a ambos os recursos.

Quando o acusado não tiver condições de nomear defensor, ser-lhe-á nomeado defensor público ou dativo, sendo que, em qualquer hipótese, haverá prazo em dobro para recorrer.

Em nome dos princípios da unirrecorribilidade e da preclusão lógica, quando houver a interposição de dois recursos pela mesma parte contra a mesma decisão, será conhecido o recurso apresentado em segundo lugar.

O recurso ordinário constitucional é interposto no tribunal recorrido, mas o exame de sua admissibilidade ocorrerá somente no tribunal que irá julgá-lo.

Caberá reexame necessário quando da decisão de deferimento de reabilitação criminal, da denegação e da concessão de habeas corpus e da sentença que arquiva inquérito policial ou absolutória por crimes contra a economia popular ou saúde pública.

5

IDR9178

Direito Processual Penal
Tags:
  • Exame de corpo de delito e perícias em geral

De acordo com o entendimento do STJ, é imprescindível a realização de exame de corpo de delito e outras perícias para

constatação da ocorrência do crime de estupro, especialmente quando a vítima tiver ido à delegacia de polícia apenas no dia seguinte ao do suposto cometimento do delito.

configuração da causa de aumento de pena pela utilização de arma de fogo no roubo, ainda que exista testemunha do delito e que a vítima confirme o uso da arma.

constatação da qualificadora referente ao arrombamento no crime de furto, mesmo que a vítima tenha reparado prontamente o objeto violado.

verificação da ocorrência de furto realizado com escalada, ainda que exista filmagem realizada por sistema de monitoramento de câmeras de segurança.

reconhecimento da qualificadora de rompimento de obstáculos quando a infração deixar vestígios, mesmo que haja declarações da vítima e de testemunhas.

6

IDR8746

Direito Processual Penal
Tags:
  • Direito Penal
  • Colaboração Premiada
  • Lei das Organizações Criminosas (Lei n.º 12.850/2013)

Se a colaboração premiada, prevista na Lei n.º 12.850/2013, for posterior à sentença, a pena poderá ser reduzida até 1/3 (um terço) ou será admitida a progressão de regime ainda que ausentes os requisitos objetivos.

Certo

Errado

7

IDR9177

Direito Processual Penal
Tags:
  • Prova não repetível

No âmbito do processo penal, considera-se prova não repetível

o processo administrativo sancionador conduzido por autoridade competente e submetido a amplo contraditório.

a gravação de conversa informal entre indiciado e policial.

o depoimento de testemunha internada em hospital e em grave risco de morte.

o depoimento de testemunha prestado no inquérito policial, ainda que esta se recuse a comparecer em juízo.

o reconhecimento do acusado feito pela vítima na delegacia.

8

IDR10194

Direito Processual Penal
Tags:
  • Revisão Criminal

Assinale a alternativa CORRETA:

Por não figurar expressamente entre os legitimados para a propositura da revisão criminal, que tem caráter excepcional, não se vem admitindo, na doutrina, que o Ministério Público a promova.

Na ação de revisão criminal, não há óbice, imposto pelo Código de Processo Penal, a que tome parte do julgamento desembargador ou ministro que tenha originalmente julgado a causa, desde que não atue, naquela, como relator.

Tal qual sucede no habeas corpus, expressamente prevê o Código de Processo Penal que, em caso de empate no julgamento da ação de revisão criminal, deve prevalecer a decisão mais favorável ao réu.

Uma vez julgada procedente a ação de revisão criminal e absolvido o réu, devem ser restabelecidos todos os direitos perdidos com a condenação, sendo vedada expressamente, contudo, a imposição de medida de segurança.

9

IDR7654

Direito Processual Penal
Tags:
  • Prazos Processuais no Processo Penal

Julgue o item abaixo, acerca do direito processual penal.

O defensor dativo não tem direito a prazo em dobro para recorrer no processo penal.

Certo

Errado

10

IDR6889

Direito Processual Penal
Tags:
  • Medidas cautelares
  • Recursos

Texto 1

Ao realizar o juízo de admissibilidade de uma imputação envolvendo pluralidade de sujeitos, o juiz de direito recebeu a denúncia em relação a sete réus, rejeitou a imputação em relação a dois e absolveu um sumariamente. Na sequência, determinou dia e hora para a realização da audiência de instrução, debates e julgamento, determinando que o Ministério Público fosse cientificado do conjunto de decisões.

 

Considerando o caso concreto no texto 1, caso o Ministério Público deseje suspender a audiência de instrução, debates e julgamento aprazada, enquanto aguarda o julgamento da sua pretensão recursal, evitando a duplicidade de instruções e oitivas, deverá se valer de:

habeas corpus;

mandado de segurança;

reclamação;

correição parcial; 

ação cautelar inominada.