Questões da prova:
TJMA - Juiz de Direito - 2022 - CESPE / CEBRASPE
90 questões

1

IDR4501

Direito Civil
Tags:
  • Interpretação do Direito

O procedimento lógico de constatação por meio do qual se chega a um juízo de valor, por comparação das semelhanças entre diferentes casos concretos, é chamado de

interpretação sistemática.

analogia. 

semântica.

interpretação lógica.

interpretação sociológica. 

2

IDR4502

Direito Civil

De acordo com o Código Civil, a entrega de bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, caracteriza o

contrato de representação.  

contrato estimatório.

agenciamento. 

acordo de comissionamento. 

pacto de corretagem.  

3

IDR4504

Direito Civil
Tags:
  • Direito Autoral

Assinale a opção em que é apresentado o número de anos a que corresponde o prazo prescricional aplicado aos casos em que a ofensa ao direito autoral se assemelhe a um descumprimento contratual. 

2

3

4

5

10

4

IDR4505

Direito Civil

Caso terceiro assuma a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, dá-se a

sub-rogação subjetiva.  

cessão de crédito.

novação subjetiva.

assunção de dívida.

remissão da dívida. 

5

IDR4506

Direito Civil

Os direitos da personalidade, em regra, são:

I. intransmissíveis.

II. irrenunciáveis.

III. extrapatrimoniais.

IV. absolutos.

V. absolutamente indisponíveis.

Assinale a opção correta.

Apenas os itens II e V estão certos. 

Apenas os itens I, III e V estão certos.

Apenas os itens II, III e IV estão certos. 

Apenas os itens I, II, III e IV estão certos.

Todos os itens estão certos.

6

IDR4507

Direito Civil

É nulo o casamento contraído 

entre indivíduos menores de idade.

em razão de vício de vontade.

por infringência de impedimento. 

por incapacidade de manifestação inequívoca de consentimento. 

por incompetência da autoridade celebrante. 

7

IDR4508

Direito Civil

De acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para que a hipoteca seja oponível erga omnes, ela deverá ser

constituída por meio de contrato. 

imposta pela lei.

assinada por duas testemunhas.

declarada em sentença judicial.

inscrita no cartório de registro de imóveis.

8

IDR4509

Direito Processual Civil - CPC 2015

Assinale a opção correta em relação à ação civil pública. 

Persiste o entendimento de que, como regra geral, a sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator.

Na hipótese de ação civil pública com efeitos nacionais, a competência para processamento e julgamento deve ser do foro da capital do estado ou do Distrito Federal, resolvendo-se eventual conflito de competência pela prevenção do juízo que primeiro conheceu a demanda.

O Supremo Tribunal Federal, em face de a Constituição Federal de 1988 não ter ampliado a proteção dos interesses difusos e coletivos, estabeleceu a ação civil pública como o instrumento de efetivação desses interesses.

De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, por inexistir litispendência, a propositura de ação civil pública não impede o ajuizamento de ação individual que tenha o mesmo objeto e a mesma causa de pedir e, da mesma forma, não interrompe o prazo prescricional para a propositura da demanda individual. 

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, diante de multiplicidade de ações civis públicas de âmbito nacional ou regional, após fixada a competência, firma-se a prevenção do juízo que primeiro conheceu de uma delas, para o julgamento de todas as demandas conexas.

9

IDR4511

Direito Processual Civil - CPC 2015

Assinale a opção correta a respeito da tutela provisória. 

Na hipótese de efetivação parcial da tutela cautelar antecedente, o pedido principal deve ser formulado pelo autor dentro do prazo de 30 dias, sob pena de perda da eficácia da medida.

É desnecessário pronunciamento judicial expresso sobre a obrigação de indenizar o dano causado pela execução de tutela antecipada posteriormente revogada, por ser consequência natural da improcedência do pedido. 

A concessão de tutela de evidência independe da comprovação da urgência (perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo), sendo admitida quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante. Contudo, nessa hipótese, o juiz não poderá decidir liminarmente sem ouvir a parte contrária. 

O Supremo Tribunal Federal fixou o entendimento de que é válida a edição de lei ou de ato normativo que vede a concessão de medida liminar pela via do mandado de segurança.

Pode-se afirmar que, do ponto de vista da extensão, a cognição da tutela provisória seria superficial e, do ponto de vista da profundidade, essa cognição seria plena. 

10

IDR4512

Direito Processual Civil - CPC 2015

No que diz respeito ao mandado de segurança, assinale a opção correta.

O mérito de mandado de segurança não deverá ser apreciado por ocasião de superveniente trânsito em julgado da decisão questionada pelo mandamus, visto que tal impetração não é cabível diante de decisão judicial transitada em julgado. 

Admite-se a interposição de recurso ordinário em face de acórdão proferido em sede de apelação de julgamento de mandado de segurança impetrado originariamente em 1.ª instância. 

Consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública detém legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.

Eventual concessão de liminar em sede de mandado de segurança não pode ser impugnada por meio de pedido de suspensão de segurança feito por partido político, visto que este não possui legitimidade para postular o referido pedido. 

Há entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça no qual se admite a intervenção de terceiros em sede de mandado de segurança.