1

IDR6659

Direito Administrativo
Tags:
  • Improbidade Administrativa e Corrupção
  • Princípios da Administração Pública
  • Processo de Licitação

O prefeito de certo município determinou a realização de compras de peças automotivas, para atender à administração pública, junto à pessoa jurídica cujo sócio é um apoiador eleitoral seu. Posteriormente, providenciou a feitura de procedimento administrativo de licitação relativo às compras dos últimos três meses, formalizando, então, o pagamento desse período, tendo o empresário colaborado com a apresentação de cotações e propostas em nome de terceiros, a fim de atender aos requisitos legais da licitação. Considerada a situação descrita, assinale a alternativa INCORRETA.

A conduta do prefeito configura ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei n.º 8.429/1992, bem como viola os princípios administrativos da legalidade, moralidade e impessoalidade.

A aplicação das sanções previstas na Lei n.º 8.429/1992 independe de efetiva ocorrência de dano aos cofres públicos, salvo quanto ao dever de ressarcimento.

Acaso os preços praticados estejam acima dos valores de mercado, é indispensável também o ressarcimento ao erário em relação aos pagamentos superfaturados.

O prefeito municipal também está sujeito às sanções previstas na Lei Anticorrupção, Lei n.º 12.846/2013, como a punição pecuniária, acaso comprovada sua responsabilidade subjetiva. 

É possível a cumulação das ações de responsabilidade por atos de corrupção previstas na Lei n.º 8.429/1992 e na Lei n.º 12.846/2013, observando o princípio constitucional do non bis in idem.

Coletâneas com esta questão

Provas: