1

IDR7332

Direito Administrativo

Em relação à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n.º 14.133/2021), assinale a alternativa correta. 

Ela veda a aquisição de artigos de luxo pela Administração Pública, mas confere aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário competência para delimitar, em regulamento, os limites para enquadramento dos bens de consumo nas categorias comum e luxo, sem o qual não poderão ser realizadas novas compras de bens de consumo. 

Trata-se de lei geral das contratações públicas, aplicando-se integralmente à Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, bem como às empresas estatais dependentes.

Durante o regime de transição, a Administração Pública poderá licitar considerando os preceitos da Lei n.º 8.666/1993, da Lei do Pregão (Lei n.º 10.520/2002) e da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n.º 14.133/2021), devendo esta opção combinatória ser expressamente indicada no edital.

Seus preceitos não são subsidiariamente aplicáveis às parcerias público-privadas, que seguem legislação específica e situam o contratado em posição peculiar, com maior capacidade decisória sobre a execução do objeto contratual, na comparação com o regime geral de contratação pública.

É uma lei marcada por delegações legislativas, exigindo-se que a União, os Estados, o DF e os Municípios editem regulamentos próprios para cada uma das hipóteses de delegação legislativa como condição de aplicabilidade da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n.º 14.133/2021).

Coletâneas com esta questão

Provas: