Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Administrativo - 2C53C6
40 questões

1

IDR10066

Direito Administrativo
Tags:
  • Terceiro Setor

Segundo expressa previsão legal, uma organização religiosa que se dedique a projetos de interesse público e de cunho social e se distinga das destinadas a fins exclusivamente religiosos é considerada

organização de sociedade civil de interesse público.

entidade de apoio. 

organização da sociedade civil. 

serviço social autônomo. 

organização social. 

2

IDR6658

Direito Administrativo
Tags:
  • Improbidade administrativa e Lei Anticorrupção

No tocante à Lei de Improbidade Administrativa e Lei Anticorrupção, assinale a alternativa INCORRETA.

Os agentes públicos poderão ser sancionados pela prática de atos de improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º, da Constituição Federal, desde que comprovada sua responsabilidade subjetiva. 

Os agentes públicos poderão ser sancionados pela prática de atos de improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º, da Constituição Federal, com a perda dos direitos políticos e da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível.

A Lei n.º 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção (LAC), prevê a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Nos termos da Lei n.º 8.429/1992, é considerado sujeito ativo da Lei de Improbidade o particular que, em tese, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade, sendo porém inviável a propositura de ação de improbidade contra o particular, sem a presença de um agente público no polo passivo.

Para a configuração dos atos de improbidade administrativa que causem prejuízo ao erário (art. 10 da Lei n.º 8.429/1992), é indispensável a comprovação de efetivo prejuízo aos cofres públicos.

3

IDR7581

Direito Administrativo
Tags:
  • Extinção das concessões e bens reversíveis

Acerca das modalidades e da extinção das concessões, julgue o item a seguir.

A legislação vigente estabelece que, extinta a concessão, retornam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário.

Certo

Errado

4

IDR8919

Direito Administrativo , Legislação Federal
Tags:
  • Acordo de leniência

Descumprido o acordo de leniência, a pessoa jurídica ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de 2 (dois) anos, contados a partir do conhecimento pela administração pública do referido descumprimento.

Certo

Errado

5

IDR7225

Direito Administrativo
Tags:
  • Lei de Improbidade Administrativa

Ao deferir a inicial da Ação de Improbidade, segundo a Lei n.º 14.230/2021, os sujeitos passivos da relação processual poderão apresentar contestação em 

60 dias.

10 dias. 

15 dias.

20 dias.

30 dias. 

6

IDR9135

Direito Administrativo , Legislação Federal
Tags:
  • Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.846/2013)

Nos termos da Lei n.º 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), assinale a alternativa correta:

Uma vez aplicadas as sanções previstas pela Lei n.º 12.846/2013, fica prejudicado o processo de responsabilização e o apenamento, pelo mesmo fato, decorrente de ato de improbidade administrativa.

Em caso de descumprimento do acordo de leniência, a pessoa jurídica ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de 5 (cinco) anos contados do conhecimento pela Administração Pública do referido descumprimento.

A celebração do acordo de leniência isentará a pessoa jurídica das seguintes sanções: publicação extraordinária da decisão condenatória; proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de 1 (um) e máximo de 5 (cinco) anos; e reduzirá em até 2/3 (dois terços) o valor da multa aplicável.

Prescrevem em 3 (três) anos as infrações previstas na Lei n.º 12.846/2013, contados da data da ciência da infração ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

Quanto à responsabilização judicial, pode ser aplicada à pessoa jurídica infratora a sanção, dentre outras, de suspensão ou interdição parcial ou total de suas atividades.

7

IDR8517

Direito Administrativo
Tags:
  • Direito Constitucional
  • Patrimônio Cultural
  • Tutela Constitucional do Patrimônio Cultural

Assinale a alternativa INCORRETA:

É possível afirmar que os bens culturais inventariados estão submetidos a especial regime protetivo, a fim de evitar o seu perecimento ou degradação, promover sua preservação e segurança e divulgar a respectiva existência.

Em razão da natureza fundamental, difusa, indisponível e intergeracional do patrimônio cultural, a determinação pelo Poder Judiciário de medidas tendentes a fazer com que o Legislativo e o Executivo cumpram a missão constitucional de promover a adequada tutela dos bens de valor cultural não implica violação à separação de Poderes.

O tombamento é um ato administrativo de caráter constitutivo, através do qual um bem de valor cultural ou natural passa a ser digno de preservação após sua inscrição no Livro Tombo.

É dispensável o prévio tombamento de um bem para viabilizar o acesso à jurisdição em sua defesa.

8

IDR10163

Direito Administrativo
Tags:
  • Consórcios Públicos

Quanto aos consórcios públicos, analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a opção CORRETA:

I. Os municípios podem prestar serviços públicos de forma integrada, mediante contrato de consórcio público, precedido de prévia subscrição de protocolo de intenções pelos entes que pretendem se associar, ratificado por lei específica editada por cada um dos entes federados, e adquirirá personalidade jurídica de direito público, integrando a administração indireta de todos os entes federados consorciados.

II. O consórcio público poderá, para o cumprimento de seus objetivos, firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo, bem como ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, mediante licitação.

III. Os consórcios públicos podem outorgar concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços públicos, desde que o contrato de consórcio público assim autorize, indicando, de forma específica, o objeto e as condições a que deverá atender, observada a legislação de normas gerais em vigor.

IV. Os consórcios públicos podem emitir documentos de cobrança e exercer atividades de arrecadação de taxas pela prestação de serviços ou pelo uso ou outorga de uso de bens públicos por eles administrados ou, mediante autorização específica, pelo ente da Federação.

Os itens I, II, III e IV são verdadeiros.

Os itens I, II, III e IV são falsos.

Apenas o item III é verdadeiro.

Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.

9

IDR8655

Direito Administrativo
Tags:
  • Aposentadoria Compulsória
  • Ato Administrativo Vinculado

A aposentadoria compulsória de membro do Ministério Público que completa 75 (setenta e cinco) anos de idade é um ato administrativo vinculado.

Certo

Errado

10

IDR8657

Direito Administrativo
Tags:
  • Direito Empresarial
  • Bens Públicos
  • Sociedades de Economia Mista

O atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no que pertine aos bens integrantes do acervo patrimonial de sociedade de economia mista, ainda que sujeitos a uma destinação pública, é de que não são considerados bens públicos.

Certo

Errado