Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Administrativo - 8A19E2
40 questões

1

IDR8668

Direito Administrativo
Tags:
  • Consórcio Público

Nos moldes da Lei n.º 11.107/2005, o consórcio público é contrato administrativo multilateral, firmado entre entidades federativas, para persecução de objetivos comuns, resultando na criação de uma nova pessoa jurídica de direito público, caso em que recebe o nome de associação pública, ou de direito privado.

Certo

Errado

2

IDR9473

Direito Administrativo
Tags:
  • Licitação
  • Nova Lei de Licitações e Contratos

Com base na Lei n.⁰ 14.133/2021, assinale a opção que indica a modalidade de licitação que é obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns e cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.

pregão

tomada de preços

sistema de registro de preços

diálogo competitivo  

convite

3

IDR9271

Direito Administrativo
Tags:
  • Contratos de concessão de serviços públicos

No que diz respeito aos contratos de concessão de serviços públicos, em atenção à Lei n.º 8.987/1995, assinale a opção correta.

É vedada a previsão, no âmbito dos contratos de concessão de serviços públicos, de mecanismos privados de resolução de disputas relacionados ao contrato, porquanto é indispensável o crivo judicial.

A responsabilidade da concessionária em relação aos prejuízos causados a terceiros - usuários ou não - pode ser atenuada em razão da fiscalização exercida pelo órgão responsável do poder concedente.  

A subconcessão somente será possível se autorizada pelo poder concedente, dispensada a realização de concorrência para a outorga.

A transferência da concessão sem prévia anuência do poder concedente enseja a caducidade da concessão.

No âmbito dos contratos de financiamento, é vedado às concessionárias oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão. 

4

IDR6684

Direito Administrativo
Tags:
  • Lei de Licitações e Contratos Administrativos

No exame da Lei n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, é INCORRETO afirmar: 

A legislação contemplou o processo licitatório com diretrizes normativas e mecanismos jurídicos, a exemplo da forma eletrônica e dos deveres de transparência e eficácia, que estimulam o ambiente de boa governança e integridade em matéria de contratação pública.

O diálogo competitivo é modalidade de licitação destinada à contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

O planejamento administrativo é norma jurídica prevista, de forma expressa, na Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos dialoga de modo estreito com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, conforme reconhece a doutrina nacional e as mais recentes decisões judiciais dos Tribunais Superiores em atenção aos princípios constitucionais da Administração Pública, sem haver regra positivada na ordem jurídica infraconstitucional.

5

IDR9212

Direito Administrativo
Tags:
  • Poder de Polícia das Agências Reguladoras

De acordo com o STF, a competência das agências reguladoras para editar atos normativos que visem à organização e à fiscalização das atividades por elas reguladas representa o exercício de seu poder administrativo

discricionário, que depende da conveniência e da oportunidade.

de polícia, na sua função normativa, estando subordinado ao disposto na lei.

normativo, que é dotado de autonomia com relação às competências definidas em lei.

regulamentar, visando à normatização de situações concretas voltadas à atividade regulada.

disciplinar, objetivando a punição do administrado pela prática de atividade contrária ao disposto no ato normativo.

6

IDR9785

Direito Administrativo
Tags:
  • Responsabilidade Civil do Estado e Parcerias com Organizações da Sociedade Civil

No que se refere à responsabilidade civil do Estado, aos consórcios públicos, parcerias voluntárias e contratos com a administração pública, julgue o item abaixo. 

As parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público recíproco que envolvam transferência de recursos financeiros têm como instrumentos o termo de colaboração, quando o proponente da parceria for a administração pública, e o termo de fomento, quando o proponente da parceria for organização da sociedade civil.  

Certo

Errado

7

IDR7547

Direito Administrativo
Tags:
  • Responsabilidade Civil do Estado

Acerca do tratamento conferido pela Constituição Federal de 1988 (CF) à administração pública direta e indireta e aos seus agentes, julgue o item abaixo.

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, a omissão de pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços públicos enseja a incidência da responsabilidade civil objetiva. 

Certo

Errado

8

IDR10872

Direito Administrativo
Tags:
  • Responsabilidade civil do Estado

Com base na doutrina clássica e na jurisprudência do STF, é correto afirmar que, quanto à responsabilidade civil do Estado, a Constituição Federal de 1988 adota, em regra, a 

teoria da culpa anônima. 

teoria da irresponsabilidade. 

teoria da falta do serviço. 

teoria do risco integral. 

teoria do risco administrativo.

9

IDR7113

Direito Administrativo
Tags:
  • Direito do Trabalho
  • Direito Previdenciário
  • Aposentadoria de Empregado Público
  • Acumulação de Proventos e Salário
  • Competência Jurisdicional

Suponha que João, empregado público, tenha proposto uma ação com o objetivo de discutir a sua reintegração aos quadros da empresa. Pondera na petição inicial que seu desligamento se deu de forma indevida, pois, ao contrário do que justifica a empresa, a aposentadoria voluntária e vinculada ao Regime Geral de Previdência Social não é indicada pela legislação trabalhista como evento apto a autorizar a extinção da relação de emprego. A respeito da situação hipotética e com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.

Caso a aposentadoria tenha ocorrido antes da promulgação da EC n.º 103/109, João deverá ser reintegrado e terá direito a manter o vínculo trabalhista, com a acumulação de proventos e salário.

A competência para o julgamento do processo é da Justiça do Trabalho, dado que o ato de demissão de empregado público possui natureza trabalhista e não constitucional-administrativa.

Independentemente de haver ou não a reintegração, os proventos da aposentadoria não podem ser cumulados com o salário, por não se tratar de hipótese autorizada pela Constituição Federal.

A reintegração ao emprego público após a obtenção de aposentadoria, na mesma função, representa ofensa ao princípio do concurso público.

A reintegração ao emprego público somente pode acontecer caso seja precedida de requerimento administrativo, apresentado na empresa em até 120 (cento e vinte) dias após o desligamento. 

10

IDR7840

Direito Administrativo
Tags:
  • Ato de Improbidade Administrativa

A União, por intermédio do Ministério da Saúde, firmou convênio com um município catarinense para a construção de um hospital materno-infantil. Por meio desse convênio, a União repassou ao município sessenta milhões de reais, enquanto o município deveria, a título de contrapartida, investir seis milhões de reais na obra. Considerando a grande relevância do hospital para a comunidade local, o prefeito decidiu contratar diretamente a empresa responsável pela construção.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Na apreciação de uma eventual lide referente ao cometimento de ato de improbidade administrativa pelo prefeito, o juiz poderá conceder, caso o autor da ação de improbidade administrativa assim tenha requerido, tutela antecipada para suspender os direitos políticos do prefeito, se houver fortes indícios de seu locupletamento.

Certo

Errado