1

IDR11054

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Civil
  • Aplicação da Constituição no Tempo
  • Sucessão e Discriminação entre Filhos
  • Repristinação e Revogação Constitucional

DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, ESTÃO CORRETOS:

I. O STF entendeu que a vedação constitucional à discriminação entre filhos não alcançava inventários pendentes, de pessoas falecidas antes da promulgação da CF/88, tendo em vista o princípio de que a sucessão deve ser regida pelas normas vigentes à época do óbito.

II. Para o STF, a vigência e a eficácia de uma nova Constituição implicam a supressão da existência, a perda da validade e a cessação da eficácia da anterior Constituição por ela revogada, não se cogitando indagar da recepção de preceitos constantes da Carta Política anterior.

III. Considerando que determinadas alterações impostas pela nova ordem constitucional demandam tempo para a sua implementação, o STF já consentiu com a manutenção provisória de normas anteriores à Constituição de 1988 e com ela incompatíveis.

IV. O STF não admite a figura da repristinação constitucional tácita, o que significa dizer que, se uma norma é editada de forma contrária à Constituição, a superveniência de emenda constitucional com ela compatível não lhe convalida o vício de origem.

todos estão corretos.

II, III e IV

I, II e III

I, III e IV

Coletâneas com esta questão

Provas: