Coletânea de questões:
Delegado de Polícia Civil - Direito Administrativo - 092303
40 questões

1

IDR15043

Direito Administrativo
Tags:
  • Competência no processo administrativo

No que se refere à competência no âmbito do processo administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

( ) O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

( ) As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

V - V - V 

V - F - V

F - F - V

V - V - F

F - V - F

2

IDR14821

Direito Administrativo
Tags:
  • Concurso Público e Provimento de Cargos

A respeito do concurso público e do provimento dos cargos públicos, observada a jurisprudência do STF, julgue os itens seguintes.

I. O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, gera direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital do primeiro certame.

II. É válida a reestruturação de quadro funcional por meio de aglutinação, em uma única carreira, de cargos diversos, quando a nova carreira tiver atribuições e responsabilidades diferentes dos cargos originais.

III. No caso de nomeação tardia de candidato aprovado em concurso público, por meio de ato judicial, à qual fora atribuída eficácia retroativa, não há direito a promoções ou progressões funcionais que alcançariam o nomeado se a nomeação tivesse ocorrido a tempo e modo próprios.

Assinale a opção correta. 

Apenas o item II está certo. 

Apenas o item III está certo.

Apenas os itens I e II estão certos. 

Apenas os itens I e III estão certos. 

Todos os itens estão certos. 

3

IDR14609

Direito Administrativo
Tags:
  • Pregão

Julgue o item seguinte, a respeito dos prazos estabelecido na Lei n.º 10.520/2002, que trata da modalidade de licitação denominada pregão.

O prazo de validade das propostas previstos na lei é taxativo estipulado em sessenta dias, não podendo a administração dispor de forma diversa no instrumento convocatório.

 

Certo

Errado

4

IDR14518

Direito Administrativo
Tags:
  • Improbidade Administrativa

A respeito da probidade administrativa, com base na Lei n.º 8.429/92 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que

a obrigação de ressarcimento do dano causado ao erário pelo agente colaborador deve ser integral, não podendo ser objeto de transação ou acordo, sendo válida a negociação em torno do modo e das condições para a indenização.

por ter o legislador estendido os princípios do direito administrativo sancionador às ações de improbidade administrativa, as regras de prescrição intercorrente, previstas na Lei n.º 14.230/21, se aplicam aos processos em curso, quando benéficas aos réus.

a nova Lei n.º 14.230/2021 não se aplica aos atos de improbidade administrativa culposos praticados na vigência do texto anterior com processo ainda não transitado em julgado.

celebrado o acordo de colaboração premiada, a documentação pertinente será remetida ao juiz, que presumirá a ausência de voluntariedade da manifestação de vontade nos casos em que o colaborador está sob os efeitos de medidas cautelares.

a celebração de acordo de colaboração premiada somente pode ser considerada válida a partir de modificações na Lei n.º 8.429/92, que autorizaram expressamente transações em ações dessa natureza.

5

IDR14612

Direito Administrativo
Tags:
  • Parcerias público-privadas

Julgue o item a seguir, de acordo com a Lei n.º 11.079/2004, que dispõe sobre as parcerias públicas-privadas.

É defeso à administração pública prever em edital a possibilidade de a licitante retificar a proposta e os documentos de habilitação no curso do procedimento.

Certo

Errado

6

IDR14614

Direito Administrativo
Tags:
  • Concessões e permissões de serviços públicos

Considerando o disposto na Lei n.º 8.987/1995, que trata das concessões e permissões de serviços públicos, julgue o próximo item.

Ocorrerá a caducidade da concessão sempre que houver alteração no controle societário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente.

Certo

Errado

7

IDR14956

Direito Administrativo
Tags:
  • Improbidade Administrativa

Em relação à improbidade administrativa, julgue os itens a seguir, com base na Lei n.º 8.429/1992.

I. Embora sem tipificação na Constituição Federal de 1988, a suspensão dos direitos políticos é prevista na Lei n.º 8.429/1992 como sanção aplicável por ato de improbidade administrativa, independentemente de eventuais sanções penais, civis e administrativas cominadas.

II. São espécies de atos de improbidade administrativa aqueles que atentam contra o decoro parlamentar e contra a dignidade da justiça.

III. Os herdeiros daquele que causar lesão ao patrimônio público estarão sujeitos às cominações legais até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.

Assinale a opção correta. 

Nenhum item está certo. 

Apenas o item II está certo.  

Apenas o item III está certo. 

Apenas os itens I e II estão certos. 

Apenas os itens I e III estão certos. 

8

IDR15044

Direito Administrativo
Tags:
  • Modalidades de licitação na Lei n.º 14.133/2021

Com relação às modalidades de licitação e as disposições da Lei n.º 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos), assinale a alternativa que não apresente uma modalidade prevista na mencionada lei.

Pregão

Concorrência

Concurso

Convite

Diálogo Competitivo

9

IDR14523

Direito Administrativo
Tags:
  • Contratação Pública e Licitação

Considere que João trabalha em uma delegacia e, em situação de urgência, determinou que fossem adquiridos colchões para presos que estavam lá custodiados. A contratação foi celebrada de forma verbal e não foi precedida de processo de licitação ou de contratação direta. Não há elementos para atestar que o contratado estava de boa-fé, e ficou comprovado que parte da execução do contrato foi subcontratada a terceiro, sem que tenha havido a concordância da Administração. Com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que

a inexistência de autorização da Administração para subcontratação não é suficiente para afastar o dever de indenizar, no caso, porque a própria contratação foi irregular, haja vista que não houve licitação e o contrato foi verbal.

a nulidade do contrato implica no reconhecimento da desapropriação indireta dos bens e no dever de a Administração indenizar o contratado, mediante o sistema de precatórios.

a presença da boa-fé do contratado não retira o dever de a Administração indenizar o contratado pela compra dos colchões pelo seu custo básico, acrescido da margem de lucro praticada no mercado.

a nulidade do contrato impede que a Administração realize o pagamento pelos bens fornecidos.

o dever de indenizar o contratado somente não estará presente caso reconhecida a sua má-fé ou comprovado que tenha concorrido para a prática do ilícito.

10

IDR14828

Direito Administrativo
Tags:
  • Licitações e Contratos Administrativos

Determinado órgão administrativo pretende adquirir, mediante processo licitatório, veículos comuns para apoio em atividades externas.

Nessa situação hipotética, considerando-se a Lei n.º 14.133/2021, no que diz respeito à modalidade licitatória adequada e ao critério de julgamento, deverá ser adotada a modalidade 

do leilão, podendo o critério de julgamento ser o de maior retorno econômico.

do pregão, podendo o critério de julgamento ser o de menor preço ou o de maior desconto.

de concurso, podendo o critério ser o de maior retorno econômico. 

da concorrência, podendo o critério de julgamento ser o de menor preço ou o de maior desconto.  

do diálogo competitivo, devendo o critério ser o de menor preço.