Coletânea de questões:
Delegado de Polícia Civil - Direito Constitucional - 656656
40 questões

1

IDR15426

Direito Constitucional
Tags:
  • Reserva do Exército

São consideradas reservas do Exército brasileiro as 

polícias militares, os corpos de bombeiros e as polícias penais. 

polícias militares e as polícias penais. 

polícias militares e os corpos de bombeiros militares. 

polícias militares e a polícia penal distrital. 

polícias penais e os corpos de bombeiro militares. 

2

IDR15685

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Internacional Público
  • Princípios das Relações Internacionais do Brasil

São dois princípios que regem as relações internacionais do Brasil, de acordo com a Constituição Federal brasileira (1988):

prevalência dos direitos humanos e intervenção.

defesa da guerra e prevalência dos direitos humanos.

indeterminação dos povos e igualdade entre os Estados.

defesa do armamento e cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

solução pacífica dos conflitos e repúdio ao terrorismo e ao racismo.

3

IDR15376

Direito Constitucional
Tags:
  • Direitos Fundamentais

Acerca dos direitos fundamentais, assinale a opção correta.

A fundamentalidade material dos direitos fundamentais decorre da circunstância de serem os direitos fundamentais elemento constitutivo da Constituição material, contendo decisões fundamentais sobre a estrutura básica do Estado e da sociedade.

A noção da fundamentalidade material não permite a abertura da Constituição a outros direitos fundamentais não constantes do seu texto.

A noção da fundamentalidade formal não permite a abertura da Constituição a outros direitos fundamentais não constantes do seu texto.

A fundamentalidade material não possui aplicabilidade imediata.

A noção da fundamentalidade formal dos direitos fundamentais não os submete aos limites formais e materiais do poder de reforma constitucional.

4

IDR15378

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Processual Penal
  • Direito Penal
  • Inviolabilidade do domicílio
  • Princípios processuais penais
  • Atuação da polícia judiciária

De acordo com o entendimento do STF, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, a polícia judiciária só pode invadir domicílio alheio sem consentimento do morador, a fim de apreender quaisquer objetos que possam interessar à investigação criminal, se atendidos dois requisitos constitucionais que respeitam o princípio do(a) 

sigilo.

legalidade.

ampla defesa.

reserva da jurisdição. 

privacidade.

5

IDR15205

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Eleitoral
  • Nacionalidade
  • Elegibilidade

Marie, cidadã francesa, empregada de um conceituado laboratório farmacêutico privado, estava trabalhando no território nacional quando conheceu John, cidadão inglês, que trabalhava na mesma empresa. Os dois se casaram e, desse relacionamento, nasceu Mathew, tendo a família deixado o território nacional logo após o nascimento, fixando residência na Alemanha. Apesar de nunca mais ter retornado ao território brasileiro, Mathew era familiarizado com a cultura e acompanhava diariamente as notícias do Brasil. Ao completar 21 anos, consultou um advogado a respeito da possibilidade de concorrer ao cargo eletivo de deputado federal na eleição que seria realizada no respectivo ano.

Foi respondido corretamente que

somente os brasileiros natos poderiam preencher as condições de elegibilidade e Mathew era estrangeiro.

Mathew era brasileiro nato, logo, preenchia uma das condições de elegibilidade exigidas para concorrer ao cargo eletivo de Deputado Federal, tendo a idade mínima exigida.

Mathew era brasileiro nato, logo, preenchia uma das condições de elegibilidade exigidas para concorrer a um cargo eletivo, mas não o de Deputado Federal, por não preencher a idade mínima exigida.

Mathew somente poderia concorrer ao cargo eletivo de Deputado Federal caso se naturalizasse brasileiro, pois esse cargo não exige a nacionalidade nata, acrescendo-se que ele preenchia a idade mínima exigida.

Mathew somente poderia concorrer a um cargo eletivo caso se naturalizasse brasileiro, mas não ao cargo de Deputado Federal, pois esse cargo exige a nacionalidade brasileira nata, além dele não preencher a idade mínima exigida.

6

IDR15976

Direito Constitucional
Tags:
  • Segurança Pública

Com base nas normas que regem a organização policial, julgue o item a seguir.

A segurança pública é direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988 e assegurado tanto aos brasileiros quanto a estrangeiros residentes no Brasil.

Certo

Errado

7

IDR14769

Direito Constitucional
Tags:
  • Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com base nas disposições constitucionais acerca de ciência, tecnologia e inovação, assinale a opção correta. Considere que a sigla SNCTI, sempre que utilizada, refere-se ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A pesquisa tecnológica deve ter como objetivo preponderante a solução dos problemas internacionais. 

O SNCTI poderá ser organizado em regime de colaboração entre entes, desde que públicos, para promover o desenvolvimento científico e tecnológico. 

É vedado aos estados vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. 

Lei complementar deve dispor sobre normas gerais do SNCTI. 

Os estados, o Distrito Federal e os municípios legislarão concorrentemente sobre as peculiaridades relacionadas ao SNCTI. 

8

IDR15424

Direito Constitucional
Tags:
  • Princípios Institucionais do Ministério Público e da Defensoria Pública

São princípios institucionais tanto do Ministério Público quanto da Defensoria Pública expressos na Constituição Federal  

a unidade, a indivisibilidade e a publicidade. 

a unidade, a publicidade e a independência funcional. 

a indivisibilidade e a independência funcional, somente. 

a unidade e a publicidade, somente. 

a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.  

9

IDR15506

Direito Constitucional
Tags:
  • Controle de Constitucionalidade

Lei do Município “Alpha” dispôs sobre o aumento da remuneração apenas dos Delegados do sexo masculino que atuam na Delegacia local. No que tange ao controle de constitucionalidade desta lei, no Supremo Tribunal Federal, é CORRETO afirmar: 

Apenas por meio do Recurso Extraordinário, a constitucionalidade desta lei poderá ser alçada àquela jurisdição. 

É cabível, neste caso, representação de inconstitucionalidade interventiva, proposta pelo Presidente da República, para promoção de intervenção federal naquele município. 

É possível a análise originária de constitucionalidade desta lei, caso seja questionada e reconhecida pela Suprema Corte, a ofensa a preceito fundamental da Constituição federal. 

Somente por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, poderá ser verificada a constitucionalidade desta lei.

10

IDR15359

Direito Constitucional
Tags:
  • Constitucionalismo

O triunfo do liberalismo, movimento econômico, político e filosófico surgido durante o século XVIII, inspirado no Iluminismo, levou a uma significativa alteração nas feições do modelo estatal absolutista até então em vigor. Em especial no campo econômico, passou-se a difundir a não intervenção do Estado (laissez-faire), além de, na seara política, considerá-la como necessária, devendo o poder ser repartido e limitado com o objetivo de evitar quaisquer abusos em seu exercício. A respeito das diversas fases na evolução do constitucionalismo, assinale a opção correta. 

O constitucionalismo clássico não teve nenhuma vinculação com os ideais liberais, em especial no que se refere ao poder estatal, já que defendia as pautas impostas pelo Estado, adotando o modelo clássico greco-romano. Nessa fase inicial, chamada de constitucionalismo clássico, pregava-se a concentração do poder político com o objetivo de atender a nobreza detentora do poder econômico. 

Uma análise mais aprofundada dos movimentos sociais ocorridos no século XV, que deram sustentação política ao constitucionalismo, permite afirmar que o Estado decidiu assumir uma postura mais permissiva na fase de produção e distribuição de bens, buscando intervir nas relações laborais, econômicas e sociais, o que fez surgir a noção de Estado social. 

As chamadas revoluções burguesas se identificavam com o Estado absolutista, refutando a ideia de constituições escritas, que acabariam por comprometer suas pretensões, sintonizadas com a intervenção do Estado na economia.

A Revolução Francesa pode ser considerada uma referência para o surgimento das constituições escritas, ao ter defendido, de maneira expressa, que o Estado estivesse formalizado em um documento escrito que previsse a separação do poder estatal e uma declaração de direitos do homem.

A partir do século XX, em especial no pós-guerra, o constitucionalismo estabeleceu uma vinculação mais estreita como a ideologia absolutista, consolidando os postulados iluministas e resgatando ideais ainda mais conservadores.