Coletânea de questões:
Delegado de Polícia Civil - Direito Constitucional - C6DF8C
40 questões

1

IDR14700

Direito Constitucional
Tags:
  • Poder Judiciário e funções essenciais à justiça

Sobre o Poder Judiciário e funções essenciais à justiça, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.

II. A distribuição de processos será imediata, salvo nos tribunais de segundo grau.

III. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado e lhe incumbe a orientação jurídica e a defesa dos direitos individuais e coletivos, aos necessitados, de forma integral, incluindo a atuação extrajudicial.

IV. Os julgamentos do Poder Judiciário podem conter limitações em suas fundamentações em casos estabelecidos em lei, nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação.

Apenas II.

Apenas I e II.

Apenas III.

Apenas I e III.

Apenas II e IV.

2

IDR14695

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Vício de Iniciativa em Projetos de Lei

Um projeto de lei de iniciativa da Assembleia Legislativa de dado Estado Membro da Federação altera o regime jurídico dos servidores públicos do Tribunal de Justiça daquele Estado. O Governador do Estado, verificando a adequação do texto legal, sanciona o projeto de lei que entra em vigor. Sobre a situação indicada, assinale a alternativa correta.

Inobstante o vício verificado no trâmite do projeto de lei, a sanção regulamentar valida a Lei. 

Com base na situação exposta, a Lei é inconstitucional ante o vício de iniciativa verificado.

Não existe vício na situação exposta, sendo a Lei plenamente válida para todos os fins de direito.

Não existe vício na situação exposta; no entanto a entrada em vigor da lei dependerá de sua devida publicação, tendo em vista o princípio da publicidade.

A lei sancionada é inconstitucional ante a imutabilidade do regime jurídico dos servidores públicos.

3

IDR14492

Direito Constitucional
Tags:
  • Controle de Constitucionalidade
  • Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)
  • Recursos no Processo Constitucional

A respeito do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa correta.

O Supremo Tribunal Federal admite ação direta de inconstitucionalidade que vise impugnar norma de caráter secundário.

O Governador do Estado e a Mesa da Assembleia Legislativa podem propor ação direta de inconstitucionalidade exclusivamente em face das normas que se originam do seu próprio Estado.

Lei anterior à Constituição pode ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade, desde que demonstrado que o parâmetro de controle, apesar de diferente, tem o mesmo teor.

Todos os legitimados a propor a declaração de inconstitucionalidade de lei têm capacidade postulatória para tanto.

O Estado-membro não tem legitimidade para interpor agravo interno da decisão do relator que em sede de controle normativo abstrato indeferiu a petição inicial proposta pelo Governador do Estado.

4

IDR14767

Direito Constitucional
Tags:
  • Competências constitucionais

Assinale a opção que reflete o entendimento do STF acerca das competências constitucionais.

É inconstitucional lei estadual que obriga as concessionárias a instalarem bloqueadores de sinal de celular em presídio. 

É inconstitucional lei estadual que determina que as prestadoras de serviço telefônico forneçam dados dos usuários que passam trote aos serviços de emergência.

É constitucional lei estadual que assegura independência funcional a delegados de polícia.

É constitucional lei estadual que confira porte de arma a inspetores de trânsito.

É constitucional norma estadual que preveja a concessão de aposentadoria com paridade e integralidade de proventos a policiais civis. 

5

IDR14497

Direito Constitucional
Tags:
  • Emendas à Constituição

A respeito das Emendas à Constituição, é correto afirmar que

não podem ser objeto de ações direta de inconstitucionalidade.

não podem dispor sobre direitos fundamentais. 

decorrem do exercício do poder constituinte derivado decorrente.

serão promulgadas pelo Presidente da República. 

não podem dispor sobre as regras constitucionais que regulam o processo de modificação da Constituição. 

6

IDR15054

Direito Constitucional
Tags:
  • Processo Legislativo

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresente corretamente uma atribuição do Congresso Nacional em que não é exigida sanção do Presidente da República, ou seja, trata-se de competência exclusiva do Congresso Nacional.

Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República

Autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais

Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra os Ministros de Estado

Proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa

Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios

7

IDR14701

Direito Constitucional
Tags:
  • Tribunal de Contas da União

O Congresso Nacional, por meio de Decreto Legislativo, escolheu dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União. O Presidente da República, insatisfeito com algumas das escolhas por acreditar na insuficiência técnica dos membros selecionados, edita ato normativo para suspender o Decreto Legislativo. A respeito da situação narrada, assinale a alternativa correta.

Ao Congresso Nacional compete a escolha de apenas um terço dos membros do Tribunal de Contas da União, podendo o Presidente da República não sancionar o decreto legislativo.

Ao Congresso Nacional compete a escolha de apenas um terço dos membros do Tribunal de Contas da União, sendo cabível, no caso, a edição de resolução para suspender o decreto legislativo.

Para reverter a escolha do Congresso Nacional, bastaria o Presidente da República não sancionar o decreto legislativo. 

O ato normativo indicado é capaz de suspender o decreto legislativo, tendo em vista a competência cumulativa entre os Poderes para a escolha de dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.

A escolha de dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União é de competência exclusiva do Congresso Nacional e não exige sanção do Presidente da República.

8

IDR15058

Direito Constitucional
Tags:
  • Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por Omissão)

Acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por Omissão) e do seu julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, analise as afirmativas abaixo.

I. Em caso de omissão imputável a órgão administrativo, as providências deverão ser adotadas no prazo de 30 (trinta) dias, ou em prazo razoável a ser estipulado excepcionalmente pelo Tribunal, tendo em vista as circunstâncias específicas do caso e o interesse público envolvido.

II. No julgamento do pedido de medida cautelar, será facultada sustentação oral aos representantes judiciais do requerente e das autoridades ou órgãos responsáveis pela omissão inconstitucional, na forma estabelecida no Regimento do Tribunal.

III. A medida cautelar em ADI por Omissão poderá consistir na suspensão da aplicação da lei ou do ato normativo questionado, no caso de omissão parcial, bem como na suspensão de processos judiciais ou de procedimentos administrativos, ou ainda em outra providência a ser fixada pelo Tribunal.

Estão corretas as afirmativas:

I, II e III

I e II apenas

II e III apenas

I e III apenas

I apenas

9

IDR14694

Direito Constitucional
Tags:
  • Segurança Pública

Na medida em que a Constituição Federal, nos moldes do Direito Constitucional brasileiro, se dedica ao tratamento jurídico-político de questões tidas como constitucionalmente essenciais para a sociedade, o texto constitucional brasileiro conta com capítulo específico dedicado à Segurança Pública. Nesse particular, a segurança pública é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Em relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

A polícia federal e a polícia rodoviária federal destinam-se a exercer as funções de polícia judiciária da União. 

Incumbe a execução de atividades de defesa civil aos corpos de bombeiros militares.

As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Compete à polícia federal apurar infrações contra a ordem política bem como exercer funções de polícia marítima.

A remuneração dos servidores policiais elencados no art. 144 da Constituição Federal se dá obrigatoriamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação. 

10

IDR14593

Direito Constitucional
Tags:
  • Controle de Constitucionalidade
  • Poder Constituinte
  • Classificação das Constituições

A respeito das fontes e das classificações das constituições, do poder constituinte e do controle de constitucionalidade, julgue o item que se segue.

Embora a finalidade da ação declaratória de constitucionalidade seja a obtenção de julgamento para afirmar a validade constitucional de uma norma, seu resultado pode ser a declaração de inconstitucionalidade desta, situação em que é juridicamente possível haver modulação dos efeitos do julgamento. 

Certo

Errado