Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Administrativo - 771304
40 questões

1

IDR10042

Direito Administrativo
Tags:
  • Lei de Improbidade Administrativa

Assinale a alternativa INCORRETA.

O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa instituído pela Lei Federal n.º 8.429/1992 tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos dessa Lei.

A instauração de inquérito civil para apuração dos ilícitos referidos nessa Lei interrompe o curso do prazo prescricional, que passa a correr após a sua conclusão.

O Ministério Público, ouvida a pessoa jurídica interessada, poderá celebrar acordo de não persecução civil no curso da ação de improbidade ou no momento da execução da sentença condenatória, desde que estipule, no mínimo, o dever de o agente público ou privado ressarcir integralmente o dano ou a reversão à pessoa jurídica lesada da vantagem indevida obtida pelo agente público ou privado.

Na ação civil pública para a responsabilização por improbidade administrativa, quando a sentença condenar os réus ao pagamento de quantia ilíquida, o Ministério Público, ouvida a pessoa jurídica prejudicada, procederá à liquidação do dano.

Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica se, comprovadamente, houver participação e benefícios diretos, caso em que responderão nos limites da sua participação.

2

IDR6972

Direito Administrativo
Tags:
  • Improbidade Administrativa

A respeito de improbidade administrativa, assinale a opção correta. 

A configuração de ato de improbidade contrário a princípio da administração pública independe de prova de dano ao erário ou enriquecimento ilícito do agente. 

A exigência de que os agentes públicos apresentem declaração anual de bens ao órgão ou ao ente a que estejam ligados pode ser mitigada em caso de recusa de consciência, devidamente fundamentada.

A ação por improbidade administrativa tem natureza criminal. 

No atual regime legal da improbidade administrativa, são puníveis atos praticados com culpa grave, devidamente provados e que tenham causado dano ao erário. 

No caso de condenação à perda da função pública, a eficácia da decisão judicial deve alcançar qualquer vínculo atual do réu com o serviço público, ainda que diverso do existente quando do cometimento da improbidade.

3

IDR7921

Direito Administrativo , Legislação Federal
Tags:
  • Marco regulatório das organizações da sociedade civil
  • Transferência de recursos financeiros
  • Instrumentos de parcerias voluntárias

Com relação às organizações da sociedade civil e seu marco regulatório, julgue o item subsequente.

Os termos de fomento e os acordos de cooperação envolvem a transferência de recursos financeiros, enquanto os termos de colaboração somente dizem respeito a parcerias que não envolvam a transferência de recursos financeiros. 

Certo

Errado

4

IDR7954

Direito Administrativo
Tags:
  • Controle da Administração Pública

Acerca do controle da administração pública e dos seus instrumentos de fiscalização, assinale a opção correta.

O atributo da administração pública que fundamenta o controle administrativo é a autoexecutoriedade, que permite ao poder público corrigir seus atos que contenham irregularidades ou que, por qualquer motivo, não sejam mais oportunos ou convenientes.

O controle externo judicial da administração pública pode incidir sobre os elementos vinculados dos atos discricionários.

Tanto o controle judicial quanto o controle legislativo da administração pública limitam-se ao controle da legalidade dos atos administrativos.

Em razão do princípio da separação de poderes, os órgãos integrantes do Poder Judiciário e o Ministério Público estão excluídos do controle externo exercido pelos tribunais de contas.

A ação popular é um instrumento de controle dos atos administrativos adotado somente para os casos de anulação de ato lesivo ao patrimônio público.

5

IDR7956

Direito Administrativo
Tags:
  • Responsabilidade Civil do Estado

A respeito da responsabilidade civil do Estado, assinale a opção correta.

Segundo o entendimento do STF, no caso de omissão da atuação estatal, a responsabilidade será sempre subjetiva, ou seja, somente existirá quando demonstrado culpa ou dolo do agente estatal.

Para a configuração da responsabilidade civil do Estado por dano, é desnecessário que o ato lesivo seja ilícito, bastando que haja nexo de causalidade entre a ação estatal e o dano anormal e específico, ou seja, que o dano tenha ultrapassado os inconvenientes normais da vida em sociedade, em desfavor de pessoas ou grupos determinados.

O poder público e os concessionários de serviços públicos respondem, objetiva e solidariamente, por danos causados aos usuários.

A tese da reserva do possível é amplamente aceita pelos tribunais superiores, principalmente no contexto de ações que busquem impor ao poder público a obrigação de efetivar políticas públicas previstas em lei.

Segundo o STF e o STJ, o suicídio de pessoa em cumprimento de pena dentro de estabelecimento prisional não enseja a responsabilidade civil do Estado, por consistir em ato de iniciativa exclusiva da própria vítima.

6

IDR10065

Direito Administrativo , Legislação Federal , Direitos Humanos
Tags:
  • Lei de Acesso à Informação

No que se refere à Lei de Acesso à Informação, julgue os itens seguintes.

I. Aplicam-se os dispositivos dessa lei aos órgãos públicos integrantes da administração direta do Poder Executivo, não havendo previsão legal expressa em relação ao MP.

II. O acesso às informações pessoais relativas à vida privada poderá ser autorizado por terceiros, independentemente de consentimento da pessoa a que elas se referirem, quando forem necessárias à defesa de direitos humanos.

III. No caso de indeferimento de acesso à informação, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão, devendo este ser dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada.

Assinale a opção correta.

Apenas o item I está certo.

Apenas o item III está certo.

Apenas os itens l e II estão certos.

Apenas os itens lI e III estão certos.

Todos os itens estão corretos.

7

IDR9783

Direito Administrativo
Tags:
  • Consórcios Públicos e Responsabilidade Civil do Estado
  • Licitações e Contratos Administrativos

No que se refere à responsabilidade civil do Estado, aos consórcios públicos, parcerias voluntárias e contratos com a administração pública, julgue o item abaixo. 

O consórcio público, com personalidade jurídica de direito público ou privado, será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e observará as normas de direito público no que concerne à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de pessoal. 

Certo

Errado

8

IDR9207

Direito Administrativo
Tags:
  • Intervenção do Estado na Propriedade

Na hipótese de rescisão unilateral de contrato administrativo, a administração pública poderá promover a apropriação provisória dos bens e do serviço vinculado ao objeto do contrato para evitar a interrupção de sua execução. Essa medida representa uma cláusula exorbitante que se materializa em intervenção do Estado na propriedade privada na modalidade denominada

limitação administrativa.

requisição administrativa.

ocupação temporária.

servidão administrativa.

retrocessão.

9

IDR9662

Direito Administrativo , Legislação Federal
Tags:
  • Lei de Acesso à Informação
  • Sanções Administrativas

No que diz respeito à Lei de Acesso à Informação - Lei n.º 12.527/2011, julgue o item abaixo.

As sanções previstas na Lei de Acesso à Informação aplicam-se ao servidor público militar. 

Certo

Errado

10

IDR6686

Direito Administrativo
Tags:
  • Poder de Polícia

Analise os itens I a IV sobre poder de polícia:

I. Entre os elementos de caracterização ou atributos que permeiam, em regra, o poder de polícia, encontram-se a autoexecutoriedade e a coercibilidade.

II. A autoexecutoriedade é a prerrogativa de praticar atos e colocá-los em imediata execução e a coercibilidade significa a possibilidade de se impor condenações judiciais a obrigações de fazer ou não fazer ao administrado desatento aos comandos do Poder Público.

III. A administração pública possui interesse de agir para tutelar em juízo atos em que ela poderia atuar com base em seu poder de polícia, em razão da inafastabilidade do controle jurisdicional.

IV. A administração pública não possui interesse de agir para tutelar em juízo atos em que ela poderia atuar com base em seu poder de polícia, em razão das prerrogativas inerentes ao poder de polícia.

Assinale a alternativa CORRETA:

Apenas as assertivas I e IV são verdadeiras.

Apenas as assertivas I e II são verdadeiras. 

Apenas as assertivas I e III são verdadeiras. 

Apenas a assertiva III é verdadeira.