Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Eleitoral - 2F846B
40 questões

1

IDR9816

Direito Eleitoral
Tags:
  • Regulamentação das campanhas eleitorais na Internet

A importância crescente da Internet nas campanhas eleitorais gerou uma demanda por regulamentação, atendida, a partir de 2009, por meio da incorporação de novos dispositivos na Lei n.º 9.504/1997. Acerca desses dispositivos, julgue o item abaixo.

A justiça eleitoral pode determinar, em certas circunstâncias, a retirada de publicações em sítios da Internet e até mesmo a suspensão do acesso a todo o conteúdo veiculado que deixar de cumprir as disposições legais. 

Certo

Errado

2

IDR7842

Direito Eleitoral
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais
  • Improbidade Administrativa

A União, por intermédio do Ministério da Saúde, firmou convênio com um município catarinense para a construção de um hospital materno-infantil. Por meio desse convênio, a União repassou ao município sessenta milhões de reais, enquanto o município deveria, a título de contrapartida, investir seis milhões de reais na obra. Considerando a grande relevância do hospital para a comunidade local, o prefeito decidiu contratar diretamente a empresa responsável pela construção.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso o referido hospital fique pronto nos três meses que antecederem à eleição municipal, a inauguração dele somente poderá ser feita após o período da eleição, sob pena de o prefeito praticar ato de improbidade administrativa.

Certo

Errado

3

IDR10053

Direito Eleitoral

Assinale a alternativa INCORRETA.

Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer pessoa, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

Se o órgão do Ministério Público deixar de promover a execução da sentença relacionada a crime eleitoral, contra ele representará a autoridade judiciária, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.

Os membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos ou presos, salvo em caso de flagrante delito. 

O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição constitui fato superveniente que afasta a inelegibilidade.

Não são inelegíveis os membros do Ministério Público que tenham pedido exoneração na pendência de representação contra eles oferecida, cujo objeto seja a apuração de eventual falta disciplinar. 

4

IDR9815

Direito Eleitoral
Tags:
  • Regulamentação de campanhas eleitorais na internet e proibição de venda de cadastros de endereços eletrônicos

A importância crescente da Internet nas campanhas eleitorais gerou uma demanda por regulamentação, atendida, a partir de 2009, por meio da incorporação de novos dispositivos na Lei n.º 9.504/1997. Acerca desses dispositivos, julgue o item abaixo.

Apenas pessoas físicas são autorizadas a vender cadastros de endereços eletrônicos para uso de partidos e candidatos em campanhas eleitorais. 

Certo

Errado

5

IDR7339

Direito Eleitoral
Tags:
  • Coligações Partidárias

A coligação partidária

 pode ser instituída para as eleições proporcionais.

não pode ter sua existência limitada à realização de uma só eleição.

impõe aos partidos políticos nela reunidos permanecer juntos por, no mínimo, quatro anos.

não pode ser instituída para as eleições majoritárias. 

pode ter abrangência regional.

6

IDR6697

Direito Eleitoral
Tags:
  • Inelegibilidades e Condições de Elegibilidade

Analise as assertivas sobre condições de elegibilidade e hipóteses de inelegibilidade:

I. Para concorrer ao cargo de Vereador, o candidato deve contar, na data do pleito eleitoral, com a idade mínima de 21 anos e máxima de 75 anos.

II. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

III. Para disputar os cargos de Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, o cidadão deverá ter domicílio no respectivo Estado, em qualquer cidade.

IV. O exercício de dois mandatos consecutivos no cargo de Prefeito torna o candidato inelegível para o mesmo cargo, ainda que em outro município.

É CORRETO afirmar:

Somente as assertivas II e IV são verdadeiras.

Somente as assertivas III e IV são verdadeiras.

Somente as assertivas II e III são verdadeiras.

As assertivas I, II, III e IV são verdadeiras.

7

IDR6955

Direito Eleitoral
Tags:
  • Registro de candidatura

O direito de ser votado pressupõe que o cidadão goze de condições de elegibilidade, que sobre ele não incida causa de inelegibilidade ou impedimento e que satisfaça às formalidades legais no momento do registro de sua candidatura.

Com relação ao registro de candidatura, é correto afirmar que:

a ação de impugnação de registro de candidatura tem por objetivo declarar a inelegibilidade do candidato; 

o candidato escolhido por convenção, mesmo sem ter o registro deferido, é parte legítima para a propositura de ação de impugnação de registro da candidatura de outros candidatos a cargos eletivos diferentes daquele que o impugnante almeja disputar;

o partido coligado tem legitimidade para isoladamente atuar em sede de ação de impugnação de registro de candidatura, bem como para interpor recurso; 

por resoluções, o Tribunal Superior Eleitoral confere a qualquer eleitor legitimidade para apresentar notícia de inelegibilidade perante a Justiça Eleitoral, bem como para interpor recurso da decisão que não a acolhe; 

no pedido de registro de candidatura, embora não tenha natureza contenciosa, nem o Juízo Eleitoral nem o Tribunal Eleitoral podem conhecer de ofício questões pertinentes à ausência de condição de elegibilidade.

8

IDR9814

Direito Eleitoral
Tags:
  • Financiamento de Campanhas Eleitorais

Acerca das diferentes fontes de recursos admitidas para o financiamento das campanhas eleitorais, julgue o item abaixo. 

Não há limite legal para o aporte de recursos do próprio candidato para sua campanha. 

Certo

Errado

9

IDR7999

Direito Eleitoral
Tags:
  • Decisões do TSE sobre perda de diploma

De acordo com a legislação eleitoral e o entendimento do TSE, as decisões desse tribunal sobre quaisquer recursos que acarretarem a perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença

de todos os seus membros, inclusive em embargos de declaração de deliberação que tenha importado perda de diploma.

de dois terços de seus membros, inclusive em embargos de declaração de deliberação que tenha importado perda de diploma.

de dois terços de seus membros, excluindo-se os casos de embargos de declaração de deliberação que tenha importado perda de diploma, ocasião em que se admite deliberação monocrática.

da maioria simples de seus membros, inclusive em embargos de declaração de deliberação que tenha importado perda de diploma.

da maioria simples de seus membros, excluindo-se os casos de embargos de declaração de deliberação que tenha importado perda de diploma, ocasião em que se admite deliberação monocrática.

10

IDR9813

Direito Eleitoral
Tags:
  • Financiamento de Campanha Eleitoral

Acerca das diferentes fontes de recursos admitidas para o financiamento das campanhas eleitorais, julgue o item abaixo. 

Na partilha dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC), com exceção de um pequeno percentual, distribuído igualitariamente entre todos os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), observam-se os seguintes critérios: percentual dos votos obtidos na última eleição para a Câmara dos Deputados, número de representantes na Câmara dos Deputados e número de representantes no Senado Federal. 

Certo

Errado