1
IDR11899
Acerca da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/92), assinale a alternativa incorreta.
Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado na Lei n.º 8.429/92 os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.
O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, não afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
Estão sujeitos às sanções dessa lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual, limitado o ressarcimento de prejuízos, nesse caso, à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.
As disposições da Lei n.º 8.429/92 são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.
O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário, ou que se enriquecer ilicitamente, estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.
Para continuar respondendo questões, você precisa fazer login na plataforma!
Fazer login Fechar