Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Processual Civil - CPC 2015 - 398478
40 questões

1

IDR6736

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Litisconsórcio

Quanto ao litisconsórcio, assinale a opção INCORRETA nos termos da legislação processual civil:

O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.

A sentença de mérito, quando proferida sem a integração do contraditório, será ineficaz, se a decisão deveria ser uniforme em relação a todos que deveriam ter integrado o processo.

Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo, e todos devem ser intimados dos respectivos atos.

O litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.

2

IDR9950

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direito Constitucional
  • Reclamação Constitucional
  • Súmulas Vinculantes

Conforme a teoria do precedente e as técnicas processuais utilizadas para a uniformização de jurisprudência, julgue o item abaixo.

A reclamação, para o STF, contra omissão da administração pública, quando fundamentada em ofensa a enunciado de súmula vinculante desse tribunal, somente será admitida se for demonstrado o exaurimento das vias administrativas. 

Certo

Errado

3

IDR9089

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Normas fundamentais do processo civil

Assinale a alternativa correta acerca das normas fundamentais do processo civil, de acordo com o Código de Processo Civil de 2015:

A atividade satisfativa da tutela jurisdicional deve ser prestada com duração razoável.

A exigência de comportamento com boa-fé, do Código de Processo Civil, aplica-se somente às partes.

Há regra geral do Código de Processo Civil que permite que decisões sejam proferidas sem a oitiva da parte afetada.

A cooperação processual é princípio que atinge apenas as partes, no Código de Processo Civil.

A solução consensual dos conflitos é incentivada somente em momentos pré-processuais.

4

IDR9336

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direito Constitucional
  • Intervenção do Ministério Público em litígios coletivos pela posse da terra rural
  • Direito à moradia e função social da propriedade
  • Função institucional do Ministério Público

No que se refere à atuação do Ministério Público (MP) em ações coletivas pela posse da terra rural, julgue os itens que se seguem.

I. É obrigatória a intervenção do MP nos litígios coletivos que versem acerca da terra rural, com fundamento nos mandamentos constitucionais e no Código de Processo Civil vigente.

II. É defeso ao MP intervir previamente, com vista dos autos, antes de qualquer decisão, sobretudo em atos que ensejem a mudança do status do litígio.

III. A intervenção do MP nos litígios coletivos pela posse da terra rural deve visar à garantia dos dispositivos constitucionais relativos ao direito à moradia e à função social da propriedade.

IV. Antes da apreciação de eventual pedido liminar de antecipação de tutela ou da apresentação da contestação, é dispensável a participação do órgão ministerial, haja vista que o deferimento de liminar deve ser feito, de plano, pelo magistrado.

Estão certos apenas os itens

I e II.

I e III.

I e IV.

II e III. 

II, III e IV.

5

IDR9510

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direito Constitucional
  • Cumprimento de sentença e processo de execução
  • Precatórios e obrigações de fazer pela Fazenda Pública
  • Medidas coercitivas no cumprimento de sentença

A respeito do cumprimento de sentença e do processo de execução, julgue os seguintes itens.

I. Consoante a jurisprudência atualmente dominante no STJ, independentemente da liberação do valor devido ao credor em cumprimento de sentença, o depósito judicial do valor integral da obrigação, com a incidência de juros e correção a cargo da instituição financeira depositária, isenta o devedor do pagamento dos encargos decorrentes da mora previstos no título judicial.

II. De acordo com o entendimento jurisprudencial do STF, existe compatibilidade entre o cumprimento de decisão provisória que imponha obrigação de fazer à fazenda pública e a sistemática dos precatórios prevista na Constituição Federal de 1988 (CF), porquanto o regime jurídico constitucional dos precatórios se refere apenas às obrigações de pagar quantia certa.

III. Em sede de cumprimento definitivo de sentença, caso haja requerimento da parte, o magistrado poderá determinar, como medida coercitiva, a inclusão do nome do executado em cadastro de inadimplentes.

Assinale a opção correta.

Apenas o item I está certo. 

Apenas o item II está certo. 

Apenas os itens I e III estão certos.

Apenas os itens II e III estão certos.

Todos os itens estão certos.

6

IDR8315

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Técnica de ampliação do colegiado (Julgamento estendido)

No julgamento de um recurso de apelação em órgão colegiado de tribunal de justiça, o relator votou no sentido de não conhecer do recurso por ausência de requisito de admissibilidade recursal. Posteriormente, houve divergência entre os outros dois desembargadores que participavam do julgamento: um deles acompanhou o voto do relator; o outro discordou quanto à admissibilidade porque entendeu pelo conhecimento da apelação.

Nessa situação hipotética, de acordo com o previsto no CPC e com a jurisprudência do STJ, a técnica de ampliação do colegiado com a participação de outros julgadores

não deverá ser aplicada, porque o CPC expressamente veda a ampliação do colegiado para debater questão de natureza processual.

não deverá ser aplicada, porque somente é cabível quando há divergência quanto ao mérito e quando a apelação é provida por maioria.

somente será aplicada caso haja expressa manifestação do interessado pelo prosseguimento do julgamento com a convocação de novos julgadores.

deverá ser aplicada de ofício, sendo possível o prosseguimento do julgamento, na mesma sessão do tribunal, caso estejam presentes outros julgadores do órgão colegiado aptos a votar.

deverá ser aplicada de ofício, sendo vedado, em qualquer hipótese, o prosseguimento do julgamento na mesma sessão de julgamento do referido órgão do tribunal.

7

IDR9606

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos
  • Princípio da primazia do julgamento de mérito na tutela coletiva
  • Tutela coletiva

Considerando a teoria geral da tutela coletiva e seus princípios, julgue o item abaixo. 

O princípio da primazia do julgamento de mérito foi introduzido no microssistema de tutela coletiva com o advento do atual Código de Processo Civil. 

Certo

Errado

8

IDR10101

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Impedimento do juiz

Um promotor de justiça ajuizou ACP que foi distribuída uma vara na qual atua juiz de direito que, anteriormente apresentara contra aquele algumas reclamações disciplinares junto ao CNMP.

Nas reclamações, o magistrado argumentava que seria "particularmente perseguido" pelo promotor de justiça que propôs a ACP.

Considerando a situação hipotética apresentada e o entendimento do STJ acerca do impedimento aplicável ao juiz, julgue os itens a seguir.

I. O caso não configura impedimento do juiz, pois o promotor de justiça não é parte nem advogado na ACP.

II. O caso não configura impedimento, pois se busca impedir a atuação de juiz quando se tratar de contenda judicial, passada ou presente, com quem integre a relação processual ou oficie no processo em qualquer dos polos.

III. O caso configura impedimento, pois se busca impedir a atuação de juiz em contenda judicial ou administrativa, passada ou presente, com quem integre a relação processual ou oficie no processo em qualquer dos polos.

IV. A exceção de impedimento, exige a prova da efetiva parcialidade ou não do magistrado.

V. A exceção de impedimento dispensa a prova da efetiva parcialidade ou não do magistrado.

Estão certos apenas os itens

I e III.

I e IV.

II e IV.

II e V.

III e V.

9

IDR8120

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos

Considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa INCORRETA:

Por via de regra, em ação civil pública não é cabível a condenação da parte vencida ao pagamento de honorários advocatícios em favor do Ministério Público.

Ajuizada ação coletiva atinente à macrolide geradora de processos multitudinários, suspendem-se as ações individuais até o julgamento da ação coletiva.

A abrangência nacional expressamente declarada na sentença coletiva não pode ser alterada na fase de execução, sob pena de ofensa à coisa julgada.

Com a execução coletiva contra a Fazenda Pública, suspende-se o prazo prescricional para o ajuizamento da pretensão executória individual, o qual voltará a fluir com a decisão que puser termo à execução coletiva.

10

IDR6737

Direito Processual Civil - CPC 2015
Tags:
  • Direito Civil
  • Tutela das Fundações

Quanto à tutela das fundações, no Código de Processo Civil, é INCORRETO afirmar:

Qualquer interessado pode promover em juízo a sua extinção.

Cabe ao juiz sua aprovação quando houver dissenso entre os instituidores.

Antes de suprir a aprovação, o juiz poderá mandar fazer no estatuto modificações a fim de adaptá-lo ao objetivo do instituidor.

A impossibilidade de manutenção é causa de extinção.