Questões da prova:
PGEES - 2023 - CESPE / CEBRASPE - Procurador do Estado
94 questões

1

IDR17336

Direito Constitucional
Tags:
  • Intervenção Federal

Acerca da intervenção nos entes federativos, assinale a opção correta.

O decreto de intervenção especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução, com a nomeação de um interventor militar escolhido pelas Forças Armadas. 

A intervenção federal nos estados e no Distrito Federal não poderá ser decretada sem a oitiva prévia dos Conselhos da República e de Defesa Nacional.

A decretação de intervenção federal nos estados fica condicionada à requisição do Supremo Tribunal Federal (STF) em caso de desobediência a ordem ou decisão judicial da justiça do trabalho, mesmo quando fundada em direito infraconstitucional.

O rol das hipóteses de intervenção federal e estadual previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) é meramente exemplificativo.

A publicação do decreto de intervenção federal enseja o automático afastamento do governador do estado objeto da intervenção. 

2

IDR17337

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Ambiental
  • Competência dos entes federativos

A respeito da competência dos entes federativos, assinale a opção correta. 

É constitucional lei estadual que proíba a apreensão e remoção de veículos por falta de pagamento de tributos. 

É constitucional norma federal que conceda anistia a policiais e bombeiros militares estaduais por infrações disciplinares decorrentes da participação em movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho.

É constitucional lei municipal que obrigue a substituição de sacos e sacolas de plástico por sacos e sacolas biodegradáveis.

É inconstitucional norma estadual que, a pretexto de proteger a saúde pública, obrigue as prestadoras de serviços de telefonia celular e de Internet a inserirem, nas faturas de consumo, mensagem incentivadora à doação de sangue. 

É constitucional lei estadual que regule a atividade de despachante perante os órgãos da administração pública estadual, estabelecendo requisitos para o exercício dessa profissão. 

3

IDR17338

Direito Constitucional
Tags:
  • Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

No que concerne à comissão parlamentar de inquérito (CPI), assinale a opção correta. 

Dentro do seu poder geral de cautela, a CPI pode decretar a indisponibilidade dos bens de investigados.

É possível a convocação, por CPI, de governadores dos estados membros da Federação, com vistas à apuração de desvio de dinheiro público de origem federal. 

A CPI pode determinar intercepção telefônica de investigados caso presentes os requisitos previstos na legislação de regência.  

Mediante juízo discricionário, cabe ao presidente do Senado autorizar a instauração de CPI, após o requerimento de um terço dos senadores. 

A convocação, por CPI, de indígena na condição de testemunha para prestar depoimento fora de seu habitat viola as normas constitucionais que conferem proteção específica aos povos indígenas. 

4

IDR17339

Direito Constitucional
Tags:
  • Tipos de Constituição

No que se refere ao conceito de constituição, assinale a opção correta. 

A constituição dúctil é definida como um processo de integração, em permanente desenvolvimento, que, realizado de acordo com a dinâmica social, envolve fatores espirituais, sociais, individuais e coletivos.  

A constituição ubíqua é aquela que reproduz fielmente a soma dos fatores reais de poder que coexistem em uma sociedade. 

A constituição em branco é aquela que consagra limitações explícitas ao poder de reforma constitucional. 

A constituição suave é aquela que não contém exageros, não consagrando, ao exprimir o pluralismo social, preceitos que não possam ser vividos na prática.  

Denomina-se chapa-branca a constituição que se limita a garantir os direitos sociais, rompendo com a visão estatal-patrimonialista. 

5

IDR17340

Direito Constitucional
Tags:
  • Direitos Sociais
  • Jurisprudência dos Tribunais Superiores
  • Direito à Saúde

A respeito dos direitos sociais previstos na CF e à luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

O acesso à água potável em quantidade adequada para possibilitar meios de vida, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico é direito social positivado na CF desde 2015, por meio de emenda constitucional. 

A emenda constitucional que ampliou a proibição do trabalho infantil ao elevar de 14 para 16 anos a idade mínima permitida para o trabalho é inconstitucional, pois ofende direitos fundamentais do adolescente amparados por normas constitucionais resguardadas por cláusulas pétreas, a exemplo do direito básico ao trabalho. 

Em razão do princípio da reserva do possível, o Poder Judiciário não pode, por exemplo, ordenar aos governos municipais a edificação de creches e pré-escolas. 

Ações que demandem fornecimento de medicamentos sem registro na ANVISA deverão necessariamente ser propostas em face da União.

Devido ao princípio da universalidade, a falta de capacidade financeira para cobrir o custo de medicamento prescrito não é considerada pela jurisprudência como requisito para obrigar os entes federativos a conceder fármacos que não estejam incorporados à lista do Sistema Único de Saúde (SUS).

6

IDR17341

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Licença-maternidade e salário-maternidade em situações excepcionais
  • Igualdade de gênero e proteção à criança

Túlio, servidor público estadual, tornou-se pai de uma criança gerada por meio de fertilização in vitro e barriga solidária. A criança tem apenas Túlio como pai e não há presença materna na família. Após o nascimento da criança, Túlio solicitou licença-maternidade de 180 dias e o pagamento de salário-maternidade, alegando que, como a criança não tem mãe, somente pai, ele teria direito ao mesmo período de licença concedido à mãe pela legislação estadual. A administração pública lhe negou o pedido, concedendo a Túlio apenas licença-paternidade, com duração de 20 dias.

Nessa situação hipotética, Túlio 

não terá direito à licença-maternidade por falta de previsão legal.

fará jus à licença-maternidade pelo prazo de 180 dias, mas não poderá receber o salário-maternidade nesse período.

somente poderá usufruir de licença-adotante, cuja duração é inferior ao da licença-maternidade. 

fará jus à licença-maternidade e ao salário-maternidade pelo prazo de 180 dias, da mesma forma que esses benefícios são garantidos à mulher pela legislação de regência. 

poderá cumular a licença-paternidade e a licença-maternidade, por força do princípio da proteção integral à criança. 

7

IDR17342

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Reforma Administrativa e Poder Executivo
  • Criação e Extinção de Cargos Públicos

Ao identificar a necessidade de melhorar a eficiência da administração pública federal, o presidente da República delegou ao ministro da educação, por decreto, o poder de realizar uma restruturação profunda em órgãos da estrutura administrativa, com a possibilidade de extinção de cargos vagos, bem como a criação de novos.

Considerando essa situação hipotética e a disciplina constitucional referente ao Poder Executivo, assinale a opção correta. 

O presidente da República tem o poder de dispor sobre a organização da administração pública federal por meio de decreto, ainda que isso implique aumento de despesa. 

O decreto presidencial está em consonância com a CF, pois esta confere ao presidente da República o poder de extinguir funções ou cargos públicos, desde que vagos, bem como o de criá-los, sendo permitida essa delegação a ministros de Estado. 

De acordo com a CF, cabe exclusivamente ao presidente da República a extinção de cargos vagos mediante decreto, sendo vedada a delegação dessa competência a ministros de Estado. 

Apenas por meio de lei formal é permitido criar ou extinguir funções e cargos públicos, ainda que estejam vagos.

O decreto presidencial é inconstitucional no que diz respeito à possibilidade de delegar a ministro de Estado o poder de criar cargos públicos.

8

IDR17343

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Processual Penal
  • Recurso Ordinário Constitucional
  • Competência do STF

Da sentença de condenação de servidor público estadual pela justiça federal de primeiro grau em razão da prática de crime político praticado durante o período eleitoral é cabível a interposição de

recurso ordinário a ser julgado pelo STF.

recurso ordinário a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

recurso ordinário a ser julgado pelo tribunal regional federal (TRF). 

exceção de incompetência, uma vez que a matéria é objeto da justiça estadual. 

recurso ordinário a ser julgado pela justiça eleitoral. 

9

IDR17344

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Econômico
  • Direito Financeiro
  • Sistema Financeiro Nacional
  • Política Monetária

De acordo com a CF, o Banco Central do Brasil tem autoridade para conceder empréstimos

a organização não governamental nacional sem fins lucrativos. 

a qualquer órgão público.

a instituições financeiras.

a qualquer entidade estrangeira sem fins lucrativos.

ao Tesouro Nacional. 

10

IDR17345

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Advocacia Pública
  • Organização do Estado

Acerca das regras constitucionais relativas à advocacia pública e à luz da jurisprudência do STF, assinale a opção correta.  

Ainda que respeitado o teto remuneratório, lei estadual não pode destinar aos procuradores de estado os honorários advocatícios advindos de meios alternativos de cobrança. 

Os princípios institucionais e as prerrogativas funcionais do Ministério Público e da Defensoria Pública podem ser estendidos às procuradorias estaduais em razão do princípio da simetria. 

É constitucional dispositivo de Constituição estadual que confira foro por prerrogativa de função a defensores públicos e procuradores de estado.

As procuradorias de estado gozam de autonomia funcional, administrativa e financeira. 

A CF confere às procuradorias dos estados e do Distrito Federal atribuição para as atividades de consultoria jurídica e de representação judicial apenas no que se refere à administração pública direta, autárquica e fundacional, não abrangendo empresas públicas e sociedades de economia mista.