Coletânea de questões:
Promotor de Justiça - Direito Constitucional - 5797E9
40 questões

1

IDR8041

Direito Constitucional
Tags:
  • Desconstitucionalização

Assinale a alternativa CORRETA:

O “estado de coisas inconstitucional”, lido pela doutrina pátria como princípio da proibição de proteção deficiente, indica uma situação fática de desídia estatal diante de determinado direito fundamental.

O realismo jurídico, movimento teórico que superou o formalismo, ressalta a estrita vinculação das decisões judiciais ao comando legal, importando mais a lei em si do que as consequências fáticas de sua aplicação.

A ideia da “desconstitucionalização” reconhece a recepção de preceitos constitucionais anteriores, porém na condição de direito ordinário, e desde que compatíveis com a nova ordem constitucional.

O conceito de efetividade da norma jurídica, distinto da mera ideia de eficácia, não se aplica às normas constitucionais, naturalmente dependentes da ação política e da realidade social vivenciada, circunstâncias limitadoras da materialização concreta do preceito legal.

2

IDR6842

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Direito Processual Civil - CPC 2015
  • Ação Popular
  • Legitimidade Ativa

Assinale a opção correta, com base nos dispositivos legais e no entendimento jurisprudencial acerca da ação popular.

A competência para julgar ação popular contra ato do presidente da República, é, via de regra, do Supremo Tribunal Federal.

A competência para processar e julgar ação popular, quando proposta contra todos os juízes e desembargadores de tribunal de justiça estadual, é originária do Superior Tribunal de Justiça. 

São exclusivamente legitimados os brasileiros natos para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.

Não é condição para o cabimento da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, dado que o art. 5.º, inciso LXXIII, da Constituição Federal estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe. 

Para instruir a inicial, o legitimado deverá requerer às entidades as certidões e informações que julgar necessárias, bastando para isso indicar a finalidade das mesmas, sendo vedada a recusa de seu fornecimento em qualquer hipótese.

3

IDR9256

Direito Constitucional
Tags:
  • Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

A respeito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), assinale a opção correta.

Por não consistirem em ato de caráter geral e abstrato, as resoluções do CNMP não se sujeitam ao controle de constitucionalidade por ação direta.

O CNMP será composto, entre outros, por quatro membros oriundos dos ministérios públicos dos estados. 

O CNMP escolherá um corregedor nacional, entre os membros de ministério público que o integram, permitida uma recondução.

Cabe ao CNMP rever, desde que provocado, processos disciplinares de membros dos ministérios públicos dos estados julgados há menos de um ano.

Compete ao CNMP, e não ao STF, conhecer e dirimir conflito de atribuições entre membros de ramos diversos do Ministério Público.

4

IDR10156

Direito Constitucional
Tags:
  • Competência Legislativa e Iniciativa das Leis

O exame constitucional da competência legiferante permite assinalar, como resposta CORRETA, que:

padece de inconstitucionalidade formal, usurpando a competência privativa do Chefe do Poder Executivo, lei de iniciativa parlamentar que cria despesa para a Administração, versando sobre a estrutura de programa desenvolvido pela Administração Direta.

são materialmente inconstitucionais emendas parlamentares que impliquem aumento de despesa em projeto de lei de iniciativa reservada do Chefe do Poder Executivo (art. 63, I, da Constituição da República).

há iniciativa concorrente do Chefe do Poder Executivo para edição de normas que alterem o padrão remuneratório dos servidores públicos, nos termos do art. 61, § 1º, II, a, da Constituição da República.

não usurpa competência privativa do Chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para a Administração, não trata da estrutura de seus órgãos, havendo, nesse caso, harmonia com a Constituição da República.

5

IDR7102

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Internacional Público
  • Extradição
  • Direitos e garantias fundamentais

Rômulo se tornou brasileiro naturalizado no ano de 2012 e cometeu crime de estupro no ano de 2013 quando residia na Itália. E Remo é cidadão chileno, residente no Brasil, mas que havia sido condenado no ano de 2015 em seu país por crime político. No ano de 2021, a Itália e o Chile apresentaram ao Estado brasileiro, pelas vias adequadas, os respectivos pedidos de extradição de Rômulo e Remo. Considerando o disposto na Constituição Federal sobre a extradição, é correto afirmar, nessa situação hipotética, que

Rômulo não poderá ser extraditado, mas Remo, sim. 

nenhum deles poderá ser extraditado. 

Rômulo não poderá ser extraditado, mas Remo, sim, se a decisão condenatória for homologada no Brasil. 

Rômulo poderá ser extraditado, mas Remo, não.

ambos poderão ser extraditados.

6

IDR6790

Direito Constitucional
Tags:
  • Controle incidental de constitucionalidade

Julgue os itens a seguir, referentes ao controle incidental de constitucionalidade.

I. Os legitimados para provocar a jurisdição constitucional abrangem qualquer das partes envolvidas em controvérsia judicial, inclusive terceiros intervenientes (litisconsortes, assistentes, opoentes etc.) e o Ministério Público que oficie no feito.

II. O controle em apreço pode ser incitado por juízo de primeiro grau nas causas submetidas a sua apreciação, mesmo quando as partes não o tiverem feito.

III. O controle em questão pode ser exercido por qualquer juiz ou tribunal com competência para julgar a causa, incluindo-se os juizados especiais e as turmas recursais de todo o país.

Assinale a opção correta. 

Apenas o item I está certo.  

Apenas o item III está certo.

Apenas os itens I e II estão certos.

Apenas os itens II e III estão certos. 

Todos os itens estão certos.

7

IDR8241

Direito Constitucional
Tags:
  • Imunidade Parlamentar
  • Federalismo

Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

é aplicável imediatamente aos deputados estaduais.

será aplicável aos deputados estaduais depois de implementada a adaptação formal das constituições estaduais.

não repercute nas imunidades de parlamentares estaduais, que são definidas nas constituições estaduais.

repercute imediatamente nos deputados estaduais se for mais benéfica que o regime da respectiva constituição estadual.

repercute nos deputados estaduais se for mais restritiva que o regime da respectiva constituição estadual, após adaptação formal desta.

8

IDR9330

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Tributário
  • Direito Administrativo
  • Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos
  • Legitimidade do Ministério Público para propor ação civil pública
  • Defesa do erário
  • Direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos

À luz da CF e da jurisprudência do STF, julgue os itens a seguir.

I. É possível ao Ministério Público propor ação civil pública para anular acordo realizado entre o contribuinte e o poder público visando ao pagamento de dívida tributária, quando verificado prejuízo ao erário decorrente do comprometimento da arrecadação tributária.

II. Dada sua missão institucional de defender a moralidade pública, o Ministério Público tem o dever de questionar tributo instituído em desacordo com os parâmetros constitucionais, sendo adequado o manejo de ação civil pública, por estar em discussão direitos difusos dos contribuintes.

III. O Ministério Público possui legitimidade para questionar, em ação civil pública, a limitação de dedução de gastos com educação em relação ao imposto de renda pessoa física, em decorrência dos direitos individuais homogêneos dos contribuintes em questão.

Assinale a opção correta.

Nenhum item está certo.

Apenas o item I está certo.  

Apenas o item II está certo. 

Apenas o item III está certo.

Todos os itens estão certos.

9

IDR10004

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Administrativo
  • Competências do Tribunal de Contas

Com relação às competências atribuídas pela Constituição Federal ao Tribunal de Contas, é correto afirmar:

É competência exclusiva do Tribunal de Contas o poder para anular e sustar a execução dos contratos administrativos em relação aos quais foi constatada ilegalidade.

Por iniciativa própria, poderá realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativos. 

O Tribunal de Contas não possui competência para determinar desconsideração da personalidade jurídica de entidade envolvida em prática fraudulenta ou cometida em colusão com terceiros, pois essa decisão está sujeita à reserva de jurisdição. 

O Tribunal de Contas estadual é parte legítima para executar suas próprias decisões que impliquem imputação de débito ou multa, que têm eficácia de título executivo.

A pretensão de ressarcimento ao erário fundada em decisão de Tribunal de Contas é imprescritível.

10

IDR10071

Direito Constitucional
Tags:
  • Direito Processual Civil - CPC 2015
  • Controle Judicial
  • Mandado de Segurança
  • Ação Popular e Ação Civil Pública

Acerca dos meios de controle judicial, julgue os itens seguintes.

I. No mandado de segurança individual após prazo da prestação de informações pela autoridade coatora, o juiz deverá ouvir o representante do MP, que opinará, dentro do prazo improrrogável de 10 dias.

II. Na ação popular, da sentença proferida contra o autor suscetível de recurso, poderá recorrer qualquer cidadão e também o MP.

III. Na ação civil pública, o MP poderá requisitar informações, de qualquer ente público ou particular, no prazo que assinalar, o qual não poderá ser inferior a 10 dias úteis.

Assinale a opção correta.

Apenas o item I está certo. 

Apenas o item II está certo.

Apenas os itens I e III estão certos.

Apenas os itens II e III estão certos.

Todos os itens estão certos.