ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLICIA TITULAR DO ___ DISTRITO POLICIAL
Ronaldo, (nacionalidade), (estado civil), Presidente do Patronal. residente e domiciliado (endereço), vem, por seu advogado infra-assinado (documento n. l), à presença de vossa Excelência, com fundamento no artigo 5, §5, do Código de Processo Penal, oferecer REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL em face de Antônio, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente e domiciliado (endereço), pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:
1. DOS FATOS
No dia __/__/__, por volta das ___ horas, Antônio ofendeu a honra de Ronaldo, Presidente do Sindicato Patronal, mediante a transmissão de circular aos associados do sindicato, contendo expressões injuriosas (“desonesto” e “’ salafrário”).
2. DO DIREITO
No caso em tela, Antônio, ora requerido, ofendeu a honra subjetiva de Ronaldo, ora requerente, atingindo os seus atributos morais e sociais, imputando-lhe qualidades negativas, através de escritos com expressões ofensivas: “desonesto” e “salafrário”.
A ofensa foi imediata, pois as expressões ultrajantes foram proferidas de maneira direta e explicita pelo agente, com manifestação inequívoca do propósito de ofender a dignidade ou decoro de Ronaldo.
Cabe