Modelo de petição: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Ementa

Ajuizar ADPF para a realização de controle concentrado de constitucionalidade contra norma municipal anterior à Constituição Federal/88.

Entrar para baixar

Promoção: Cada curso por R$ 196,80 em Até 12x de R$ 19,53

Aprenda com os maiores juristas do País. Conquiste seu certificado!

Saber mais
EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 

 

 

 

 

 
PARTIDO POLITICO, pessoa jurídica de direito privado, com representantes no Congresso Nacional, inscrito no CNPJ sob o n. ..., com sede à rua..., por seu advogado infra-assinado, conforme procuração anexa, com escritório situado à rua ..., que indica para os fins dos arts. 319 e 320 do CPC, vem, propor a presente ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL, com base no art. 102, § 1, da CRFB/88 e  especialmente nos artigos da Lei n. 9.882/99, em face da Lei Orgânica do Município Alfa, de 30 de maio de 1985, originária do Poder Legislativo do mesmo Município de Alfa, Estado X, que dispõem sobre diversas condutas tipificando-as como crime de responsabilidade do Prefeito, entre elas o não atendimento, ainda que justificado, a pedido de informações da Câmara Municipal, inclusive com previsão de afastamento imediato do Prefeito a partir da abertura do processo político, além de conter previsão que define a competência de processamento e julgamento do Prefeito pelo cometimento de crimes comuns perante Justiça Estadual de primeira instância, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos: 


I- DO OBJETO DA AÇÃO - LEI ORGÂNICA MUNICIPAL VIOLADORA DE PRECEITO
Somente os usuários cadastrados têm acesso à integra do documento
Entrar para baixar
* As petições são um bônus do Plano Master e do Plano Premium. Servem como um auxílio e devem ser contextualizadas com casos concretos, leis atualizadas e jurisprudência recente.
O Instituto de Direito Real não se responsabiliza legalmente pelo uso dessas peças na advocacia, em concursos públicos ou no exercício de qualquer função profissional.
Petições relacionadas: