Marketing Jurídico: Como Aplicar

Por Giovanna Fant - 27/04/2024 as 15:45

O marketing jurídico é uma ótima ferramenta para os escritórios de advocacia e os profissionais da área conquistarem novos clientes. 

Muitos pensam que as atividades neste setor não podem ter estratégias de marketing, mas seguindo as regras do Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é possível aplicar ações para educar e atrair um público qualificado, promovendo ótimos resultados.

 

O que é Marketing Jurídico?

Na prática, o marketing jurídico consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam no posicionamento dos profissionais de advocacia no mercado.

Este é um método recente na área, tanto que alguns profissionais não acreditam nos resultados que o marketing jurídico proporciona. No entanto, a ação pode ser bastante eficaz para posicionar o escritório e criar mais autoridade para os profissionais.

A prática do marketing jurídico envolve processos de planejamento e criação de estratégias e conteúdos informativos para posicionamento da marca e educação do mercado. 

Para isso, todos os processos devem ser executados seguindo as normas do Código de Ética da OAB, que determina o que pode ou não ser feito para a divulgação da empresa.

O método ajuda a conquistar novos clientes, ganhar mais destaque no mercado e se diferenciar perante os concorrentes, demonstrando a especialidade e expertise.

Para ter resultados efetivos, as ações devem estar alinhadas conforme os objetivos do profissional ou escritório, a área de atuação e as necessidades do público almejado.

 

A Relevância do Marketing Jurídico

O acesso à internet transformou as formas de consumo e de fazer negócios. Essas mudanças chegaram à área da advocacia e o marketing jurídico é um bom exemplo de como posicionar os profissionais e alcançar novas oportunidades de negócio.

O método permite aumentar o alcance do escritório, tornando-o mais conhecido. Com isso,  o público poderá conhecer os profissionais e as soluções que podem oferecer, tendo mais acesso aos conhecimentos legais.

Nesse sentido, os principais benefícios em investir em marketing para o segmento jurídico são:

 

  • Melhora o relacionamento com os clientes;

  • Amplia as oportunidades de conquistar novos negócios;

  • Permite conquistar os objetivos estabelecidos para o escritório;

  • Aumenta a competitividade no mercado;

  • Transmite mais confiança e credibilidade;

  • Ajuda na fidelização de clientes;

  • Permite o ganho de autoridade;

  • Traz mais visibilidade.

 

Como Colocar o Marketing Jurídico em Prática?

Ao conhecer conceito, importância e os benefícios do marketing jurídicos, os profissionais podem iniciar a parte prática da estratégia, que consiste em ações como:

 

Estabeleça Metas e Objetivos

Antes de partir para as campanhas em si, é necessário dedicar um tempo para definir os objetivos e metas do marketing jurídico, o que permitirá traçar um calendário de conteúdo muito mais qualificado e estratégico.

Para determinar os objetivos considere quais resultados você deseja atingir com o escritório e em quanto tempo.

Uma maneira de mapear os números é os profissionais se basearem nas metas de crescimento e parte financeira do escritório.

 

Definição do Público-alvo

Quanto mais informações o escritório tiver sobre o seu público-alvo, mais fácil será definir e criar as estratégias adequadas para conquistar os potenciais clientes. 

Assim, uma breve análise dos clientes atuais, contatos antigos e dos perfis que a empresa deseja atender pode ajudar na busca por padrões e criação de uma persona mais qualificada.

Nesse contexto, avalie quais redes sociais que os clientes mais utilizam, o estado-civil, gostos e interesses, a idade, se acessam mais a internet pelo celular ou computador, dentre outros aspectos. 

Essas e outras respostas ajudarão a compreender e traçar o comportamento dos potenciais clientes, promovendo boas estratégias de marketing jurídico.

 

Escolha os Canais de Comunicação

Site, redes sociais ou blog são ótimas opções para divulgar conteúdos informativos. 

No entanto, com tantas opções, é necessário escolher em quais canais o seu escritório será mais ativo e que faz mais sentido para se comunicar com o público.

Analisar em quais plataformas os seus clientes estão mais presentes é uma forma de escolher quais canais o escritório irá utilizar, garantindo um contato mais próximo e que sempre haverá conteúdo para o público nas redes certas.

 

Elaboração da Mensagem

Ao saber mais sobre o público e as intenções que deseja passar com as mensagens, é chegada a hora de elaborar os conteúdos.

Um ponto muito importante é lembrar de não fazer propagandas de forma direta ou prometer resultados sobre situações e processos, pois isso não é permitido pelo Código de Ética. 

Assim, o foco deve ser sempre na produção de conteúdos informativos.

A distribuição de conteúdos ricos ajuda a construir autoridade no seu nicho de atuação, entrega valor ao público e conquista a confiança dos clientes aos poucos, sendo o caminho para bons resultados.

Algumas possibilidades de gerar conteúdo para o marketing jurídico do seu escritório é com a criação de materiais em diferentes formatos, como:

 

Banners

Com aplicativos, os profissionais podem criar banners digitais atrativos, trazendo dicas interessantes sobre o universo jurídico. É importante usar uma arte criativa e dinâmica.

 

Posts com Perguntas e Respostas

Incentivar as pessoas que acompanham as postagens a comentar e compartilhar é um jeito de criar interação entre o escritório e o público, algo que ajuda a ganhar confiança e construir um bom relacionamento com os seguidores e outros potenciais clientes que serão alcançados.

A confiança e credibilidade são fatores-chave na hora da contratação de serviços de advocacia, por isso é importante criar uma imagem positiva para ter excelentes resultados.

 

Vídeos

Os advogados podem gravar vídeos dando dicas na área do direito em que atuam. Estes conteúdos podem ser colocados em um canal no Youtube e Instagram. 

No momento da gravação, certifique-se que o ambiente está organizado e adequado para que o vídeo saia conforme o desejado. Atenção às vestimentas e cenário para passar profissionalismo.

Deste modo, conhecer as regras determinadas pelo Código de Ética da OAB é o modo de conseguir entender o que pode ser feito e, assim, criar estratégias de marketing jurídico que ajudem os profissionais e escritórios a se destacarem no mercado.