Entender sobre o controle de lead é fundamental para gerar muitas vendas nos dias de hoje. Saiba um pouco mais do assunto.
O que são Leads?
Lead é um cliente em potencial que se interessou pelo seu produto ou serviço e quis saber mais sobre o seu negócio, é extremamente importante fazer o controle de leads.
Dessa maneira, esse lead oferece dados ou informações de seu contato para a sua empresa, em troca de alguma recompensa oferecida pela organização, como:
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Ebook;
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Orçamentos;
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Amostra grátis;
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Webinars (videoconferência com o intuito educacional).
É uma relação de troca, os potenciais clientes fornecem os seus dados para conseguir alguma coisa que a empresa esteja oferecendo e que seja de valor para eles.
Lead representa oportunidade, são usuários que estão ao alcance da empresa independente do canal que esteja utilizando.
Desta forma são bastante valiosos para o seu negócio, por exemplo na realização do controle deles em um escritório, porque correspondem a pessoas que já se interessam nos assuntos relacionados à sua empresa.
Assim eles são naturalmente clientes em potencial, que precisam ser nutridos e guiados até a compra.
Por isso, quanto melhor for o que a sua empresa oferece, maiores as chances de gerar mais leads.
Os leads ganharam muita força principalmente por causa do inbound marketing, que é o marketing de atração, fazendo com que a empresa se promova através de blogs, vídeos e sites, além da ferramenta CRM que auxilia nessa promoção.
CRM para Captação de Leads
O CRM tem por significado customer relationship management, traduzindo para o português, gestão de relacionamento com o cliente.
É uma ferramenta fundamental para todos os tipos de negócios, podendo utilizá-la em diversas situações, por exemplo, na abertura de um escritório.
Através dela, é possível construir uma base sólida de clientes e manter um relacionamento duradouro e lucrativo.
Com o CRM vendas, irá ajudar principalmente com o aumento das vendas.
Na prática, o CRM vai além, é uma gestão de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.
Em um mercado cada vez mais competitivo e acessível, tratar muito bem os clientes é essencial para qualquer tipo de negócio. Se a sua empresa não os tratar de maneira atenciosa, os concorrentes poderão tratar.
Por isso, o conceito comercial CRM, significa ter planejamento, estratégia e execução centrados e focados nos clientes.
O que é Gestão de Leads?
A gestão dos leads é o caminho trilhado pela sua empresa até o futuro do cliente, ao fechamento da venda.
Agora, imagine tendo que gerenciar o fluxo dos leads do escritório de maneira manual, daria muito trabalho.
É justamente por isso que o desafio está em automatizar o máximo possível, quem poderá auxiliar é a ferramenta CRM.
Com uma boa distribuição dos leads é uma maior agilidade no atendimento, sua equipe de vendas trabalha com mais foco e garante um número maior de conversões.
É importante se preocupar com os leads porque eles poderão se tornar grandes consumidores da organização.
No seu primeiro contato ele irá avaliar o jeito em que é tratado e isso pode fazer que além de se tornar o cliente fidelizado poderá fazer a divulgação dos serviços.
Qual a Importância do CRM para os Leads?
Será eficiente para definir estratégias de negócios com base na interação do cliente com a empresa.
O CRM trará alguns benefícios em relação aos leads para o seu negócio.
Coletar Dados sobre os Leads
Coletar e armazenar informações dos leads é um dos objetivos principais do CRM.
Além disso, o monitor da atividade e pontos de contato dos leads que tiveram com a empresa, incluindo visitas a sites, lojas e ligações telefônicas.
É importante ressaltar que o CRM não é só uma lista, ele reúne e integra dados valiosos para preparar as estratégias com informações de preferência dos leads.
Sendo assim, é possível segmentar os leads e trabalhar mensagens e ofertas customizadas.
Assim, irá conhecer o que cada um deles precisa para que o seu negócio resolva os seus problemas oferecendo benefícios relevantes.
Entender a Jornada de Compra do Lead
A jornada de compra do lead, é o caminho que o lead tem desde o primeiro contato até a decisão final.
É importante adquirir o pipeline de vendas para acompanhar cada passo do lead quando ele estiver no processo de vendas.
Durante essa etapa, é importante saber como falar, como agir, para que ele se sinta extremamente inseguro e pronto para fazer o fechamento de negócio.
O funil de vendas fará o acompanhamento desde o primeiro contato até quando realizar a compra do produto, sendo muito importante a utilização do app funil de vendas.
Todos esses pontos de contatos podem ser mapeados, sabendo como lead identifica um problema e qual processo ele segue para resolver essa questão.
Com tudo isso em mãos é possível planejar melhor suas estratégias para mostrar que o seu escritório, como foi dado exemplo, é a solução das necessidades dos leads.
Com essas dicas é possível realizar a aplicação no escritório, podendo fazer com que o lead se torne verdadeiros clientes.
Como Aplicar Isso em um Escritório?
Para fazer aplicação do controle de leads é importante criar uma página específica para a conversão, ou seja, a geração de leads.
Essa página é chamada de landing page, ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead como um texto atrativo formulário de contato.
São páginas desenvolvidas especialmente para a captação e a realização do controle de leads.
Formulários
Faça formulários, eles são ferramentas bem práticas para fazer a captação e o controle desses leads.
Eles apresentam campos a serem preenchidos, com informações que o seu escritório deseja ter dos seus usuários.
São meios simples de fazer com que os potenciais clientes preencham informações de modo simples e rápido.
Blog
Para a melhor realização do controle, é importante ter um blog, que trabalhe o marketing de conteúdo.
Eles focam na produção de conteúdos da marca, com posts educativos e informativos.
Eles são importantes porque podem ser encontrados em sites de buscas, redes sociais e outras formas de divulgação também.
E-mail Marketing
Quando conseguir criar uma base de contato, o e-mail marketing é uma ferramenta bem importante.
Implantando o CRM nessa etapa, é possível trabalhar ofertas personalizadas e aprofundar o relacionamento com cada contato para ter o controle do lead.
Com todas essas etapas e informações é possível realizar um bom controle de leads para o escritório.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.