A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mudou a forma como as empresas captam, armazenam e utilizam os dados de seus clientes, tanto dentro quanto fora da internet.
A lei já está em vigor, estabelecendo regras de como as organizações coletam, armazenam e tratam os dados pessoais dos consumidores.
O objetivo é garantir mais segurança e impor penalidades, caso suas diretrizes não sejam cumpridas. Desde que a lei entrou em vigência, o Brasil entrou no rol dos 120 países que possuem uma lei específica para proteção de dados pessoais.
A Europa já segue suas próprias diretrizes no continente, com a GDPR, e a criação dessa lei, em qualquer lugar que seja, é fundamental para proteger os dados das pessoas e evitar uma série de problemas proveniente dos vazamentos.
Em vista disso, todo tipo de organização, independentemente de seu porte ou segmento, e que coleta dados pessoais dos consumidores, deve estar atento ao que diz a legislação, para que não seja punida pelo não cumprimento.
É papel dos gestores compreenderem essa lei, e neste artigo, vamos explicar o seu conceito, mostrar a sua importância e de que maneira ela pode afetar as empresas. Confira!
O que é LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados protege o direito à liberdade e privacidade dos cidadãos brasileiros, no que tange ao tratamento de seus dados pessoais.
Foi sancionada em agosto de 2018, mas passou a valer a partir de setembro de 2020, contudo, as infrações só serão aplicadas a partir de agosto de 2021.
Em vista disso, empresas de todos os tipos, como uma loja de notebook escritório, estão revendo o modo como coletam, utilizam, armazenam e compartilham dados de clientes e até mesmo de seus próprios colaboradores.
Não importa se o seu negócio é grande, médio ou pequeno, todas as companhias, incluindo pessoas físicas que lidam com dados de terceiros, estão sendo impactadas por essa nova lei.
Os dados são valiosos para qualquer corporação, pois é por meio deles que uma marca consegue desenvolver suas campanhas de marketing, criar estratégias de vendas, otimizar suas soluções e até mesmo conversar com o público.
Ou seja, é por meio dos dados que as organizações conseguem entender o comportamento dos consumidores e seus hábitos de compra.
É exatamente dessa forma que as redes sociais, como o Facebook, ganham dinheiro. Elas reúnem uma base riquíssima de dados, e quando as marcas criam anúncios nessas plataformas, fazem o uso dela.
Os dados são informações que não se limitam apenas ao nome, RG, CPF e outros documentos, trata-se de uma forma muito mais ampla de identificação. São informações conhecidas como dados comuns, como:
- Nome completo;
- E-mail;
- Idade;
- Endereço;
- Telefone.
Além disso, uma empresa de cabeamento furukawa ou de qualquer outro ramo de atuação também pode ter acesso ao que chamamos de dados sensíveis, que são:
- Etnia;
- Religião;
- Opinião política;
- Orientação sexual.
Essas e muitas outras informações também tratam-se de dados, e todos eles estão protegidos pela LGPD. A partir disso, podemos começar a compreender tamanha relevância dela nos dias de hoje, por isso, acompanhe mais no próximo tópico.
A importância da nova LGPD e como ela afeta as empresas
A Lei Geral de Proteção de Dados traz mais clareza e regulamenta a maneira como as companhias lidam, de um modo geral, com as informações pessoais das pessoas.
Com isso, ela traz uma série de benefícios que são vantajosos tanto para as pessoas, como para as organizações.
Por exemplo, os cidadãos têm seus direitos garantidos no que tange à privacidade e proteção dos dados pessoais. Seus direitos também passam a ser resguardados, portanto, há mais confiança quanto à coleta e uso de seus dados pessoais.
As empresas passam a agir de maneira mais assertiva, obedecendo a regras de coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados de terceiros.
São regras que, da mesma forma, beneficiam a segurança jurídica, o que ajuda a trazer mais desenvolvimento econômico e tecnológico para o país.
A grande vantagem, contudo, fica por conta da unificação das regras que já existiam, mas que não contavam com uma unidade.
Então, não havia essa mesma segurança jurídica que existe hoje e que abria lacunas para discussões.
O país também se torna um local mais seguro para o armazenamento de dados, e mais próximo do nível de segurança de informações estabelecido nos países europeus.
Isso acaba por trazer mais segurança para a atuação das empresas, como uma especializada em avaliação de ativos.
Consequentemente, também são beneficiadas pela redução de custos, visto que a incompatibilidade sistêmica deixa de existir.
Isso abre as portas para que elas recebam dados de usuários oriundos de outros países, como no caso de plataformas e-commerce que exportam produtos dos mais variados tipos do Brasil.
A portabilidade de dados é mais um desses benefícios, uma vez que as pessoas podem transferir com mais facilidade os seus dados de um serviço a outro, o que torna as organizações mais competitivas.
Agora que você já conhece os benefícios dessa lei, que justificam a sua importância, no próximo tópico, vamos mostrar os impactos que ela trará para as organizações.
Toda empresa, como uma de entrega de documentos, será afetada pela nova LGPD. Aquelas que não se adaptarem, ou seja, que cometerem alguma infração, serão penalizadas com multas que podem chegar a 2% do seu faturamento.
Em casos mais sérios, inclusive, podem ter suas atividades suspensas. Isso acaba por afetar as companhias de muitas maneiras, a depender de sua área de atuação.
No caso das agências de marketing, por exemplo, será necessário manter o máximo de transparência, visto que elas precisarão esclarecer de que maneira capturam os dados.
Então, se uma marca deseja, por exemplo, enviar promoções para o e-mail de um visitante de seu site, vai precisar da autorização dele, e tudo deve ser explicado de maneira clara e legível.
Pensando por esse lado, é fundamental que as corporações se preparem para todas essas mudanças.
Como se preparar para a Lei Geral de Proteção de Dados?
Os gestores precisam se reunir com seus colaboradores em uma sala comercial compartilhada e elaborar uma política para lidar com a nova lei. Dentre algumas ações que podem ser colocadas em prática estão:
1 - Ter conhecimento dos efeitos da LGPD na companhia
A LGPD vai afetar todo tipo de negócio e também os setores deles. No caso do Departamento Pessoal, por exemplo, é preciso se atentar ao cadastro dos colaboradores, visto que dados sensíveis e outras informações constam em seus registros.
Outro exemplo que vale a pena mencionar são as clínicas médicas. Com a instalação de internet, elas passam a fazer uso de sistemas que coletam informações de pacientes para realizar exames e outros procedimentos.
Além disso, também devem ter atenção quanto às informações mantidas pelo RH e pela equipe de marketing. Ou seja, cada companhia precisa se preocupar com todos os seus setores que, de alguma forma, manipulam dados diariamente.
Portanto, não existe uma receita pronta, cabe à empresa analisar de que forma a lei pode afetar os seus setores e processos.
Uma dica para isso é mapear fluxos de trabalho e rever como os dados são coletados e tratados.
2 - Não deixar para depois
É importante priorizar a chegada da nova lei e as mudanças que ela traz dentro da companhia.
Por isso, separe uma equipe formada por representantes dos setores que lidam com dados, para que cuidem exclusivamente desse tema por um tempo.
É dessa forma que a organização consegue se acostumar mais facilmente a essa questão e tornar o processo de adaptação mais eficiente.
3 - Conscientizar todos os membros da empresa
O surgimento de uma nova lei não vai impactar apenas o setor jurídico do país, mas também a sociedade.
Então, uma assistência de conserto iphone tela quebrada, por exemplo, precisa conscientizar os colaboradores, principalmente os líderes.
É dessa forma que eles vão se engajar às novas mudanças e passar as informações adiante.
Daí a importância de contar com a equipe multidisciplinar que mencionamos acima, pois ela fica responsável por realizar os ajustes necessários.
Deve ser composta por representantes de diversas áreas, em especial por pessoas que saibam lidar com dados, visto que estão aptas a entender e a estabelecer como as informações devem ser usadas, como chegam até a corporação, dentre outras.
Conclusão
A LGPD é uma realidade, e desde uma escola particular maternal até uma multinacional devem estar preparadas para ela, para não se sujeitarem às penalidades.
Lembre-se de que essa lei veio para melhorar e ajudar a desenvolver melhores caminhos, sempre mantendo a privacidade e a segurança.
Afinal, os dados do seu negócio também estão nas mãos de seus fornecedores e parceiros, e com certeza, você preza pela segurança deles, certo?
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.