Cada vez mais adotam-se medidas para manter os clientes próximos, fidelizados e felizes: é o CRM, do inglês Customer Relationship Management, que visa a manutenção de clientes satisfeitos e com um elo forte com determinada marca.
A esse processo damos o nome de Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Para o ramo da advocacia, o crm é igualmente relevante: como uma profissão que lida com demandas de um cliente, muitas vezes em relação muito próxima por um longo período de tempo, é importante manter os clientes contentes dentro do seu escritório.
Mas como aplicar o CRM dentro da advocacia?
O que é CRM e como ele pode ajudar a advocacia?
A gestão interna de um escritório é de extrema relevância para a manutenção de uma cartela recheada de clientes que não só são fidelizados, mas recomendam os serviços recebidos.
Mais do que um trabalho jurídico bem feito, é necessário um tratamento humano, diligente e eficiente para o cliente que, muitas vezes leigo, fica alheio aos processos judiciais e ao próprio serviço fornecido.
A ferramenta comercial crm entra como uma eficiente estratégia de comunicação e vínculo com o cliente, de forma a gerir uma relação positiva e que seja seu principal cartão de visita. Além da expertise no assunto, a assistência e a comunicabilidade com o profissional são grandes fatores na contratação de um advogado.
Nesse aspecto, não basta ser especialista em sua jurisdição: seja advogado solo, seja um escritório, sua marca precisa ser vendida por meio de estratégias de vendas persuasivas, convincentes, bem como marketing pessoal e empresarial.
O sistema CRM no escritório de advocacia: como funciona?
O sistema CRM tem como missão estabelecer vínculos duradouros e positivos tanto com clientes antigos, recém-captados e também possíveis clientes.
Cabe à equipe responsável analisar a relação cliente-empresa e dar as diretrizes para melhorar a experiência do consumidor do seu serviço antes da captação, durante a prestação de trabalho e depois de finalizados os determinados processos.
Como estabelece os profissionais e empresários, é necessário “antecipar necessidades e desejos dos clientes''.
Isso personaliza o atendimento e traz reflexos especialmente na gestão da carteira de clientes na advocacia.
Assim, se constrói uma marca consistente e que está próxima do seu público-alvo, potencial e já consolidado, para ser referência na hora em que os serviços forem necessários.
Para iniciar a construção de um CRM duradouro, deve-se atentar para os seguintes pontos:
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Montagem da base de dados dos clientes;
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Aprofundar-se nos conceitos de CRM, como funil de vendas;
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Criar campanhas direcionadas de engajamento com clientes;
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Estabelecer um atendimento ativo.
Qual CRM escolher?
Com base no histórico de seus clientes e em pesquisas de satisfação com os colaboradores e usuários do seu serviço, deve-se realizar um mapeamento dos pontos positivos e negativos que impactam o negócio.
Partindo desse planejamento, busca-se as plataformas mais adequadas para se instalar no escritório.
Seja por meio de um crm plano contratado ou uma estruturação independente baseada em múltiplas ferramentas, a pesquisa de necessidades e prioridades é indispensável.
Algumas consultoras especializadas, apresentam ferramentas de CRM que podem ser escolhidas dependendo das necessidades do seu escritório:
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Zoho CRM;
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Nutshell;
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Capsule;
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Pipedrive.
Além desses, há também sistemas de crm gratuitos que podem ser testados na hora de estruturar a Gestão de Relacionamento com o Cliente em seu empreendimento.
Há diferentes alternativas para diferentes tipos de negócio, bem como encaixes quanto ao tamanho, alcance e objetivos.
Por isso, na hora de escolher um sistema para adotar, é de bom proveito escalar as prioridades, metas e requisitos para avaliar diferentes sistemáticas.
Toda pesquisa é válida!
Sendo assim, vê-se que o preço não é obstáculo na hora de adotar políticas integrativas em relação aos clientes: o crm preço pode ir desde uma performance mais sofisticada – que requer investimentos que voltarão em forma de captação e fidelização de clientes.
Até plataformas indicadas para quem está iniciando no mundo da gestão do cliente.
Como quer que seja o primeiro passo, ele será importante para mostrar para sua cartela de clientes prospectados e potenciais o comprometimento do seu escritório com a experiência e satisfação dele durante sua parceria.
Ao implantar o CRM no seu escritório de advocacia, os benefícios são inúmeros: monitoramento dos clientes, conhecimento do perfil de cada um dos usuários do seu serviço, centralização dos processos e a possibilidade de expandir seu negócio.
Tendo bases de dados para desenvolver campanhas de marketing e engajamento dentro do seu círculo. O CRM veio para inovar e ajudar o empreendimento, incluindo os do ramo jurídico, a fidelizar e aumentar a produtividade por meio da valorização do cliente.
Isabella Stephano, Assessora digital, amante de comunicação e marketing, redatora do Markplan.