A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico e emocional que se manifesta através de exaustão extrema, esgotamento físico e estresse.
Comum em profissionais que estão constantemente sob pressão, a síndrome está registrada no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) e pode se estender a quadros de depressão profunda.
Neste artigo, confira o que é, quais sintomas e qual tratamento para a Síndrome de Burnout.
O que é Síndrome de Burnout?
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento, a Síndrome de Burnout consiste em um distúrbio emocional manifestado por meio de exaustão extrema, esgotamento físico e estresse resultantes de situações desgastantes e excessivas no ambiente de trabalho.
Profissionais da área da saúde, educação, assistência social, recursos humanos, mulheres que praticam a dupla jornada, agentes penitenciários, bombeiros e policiais são mais propensos a desenvolver o transtorno devido ao envolvimento direto e intenso.
Os principais sintomas que permitem a identificação da síndrome são:
-
Mudanças bruscas de humor
-
Insônia
-
Distúrbios gastrintestinais
-
Crises de asma
-
Cansaço excessivo
-
Sudorese
-
Agressividade
-
Dores de cabeça
-
Enxaqueca
-
Ausência no trabalho
-
Irritabilidade
-
Isolamento
-
Lapsos de memória
-
Pressão alta
-
Palpitação
-
Dificuldade de concentração
-
Baixa autoestima
-
Pessimismo
-
Ansiedade
-
Depressão
Qual é o Tratamento para a Síndrome de Burnout?
O tratamento da síndrome pode ser iniciado a partir de recomendação e prescrição médica de antidepressivos e psicoterapia. Atividades físicas e exercícios de relaxamento também são recomendados para auxiliar a controlar os sintomas.
É recomendado procurar por um profissional ou por atendimento médico assim que identificados os sintomas para que os tratamentos possam logo ser iniciados. Busque por psicoterapeutas e psiquiatras para tratar a síndrome.
Ao suspeitar que algum conhecido ou até você mesmo está desenvolvendo a Síndrome de Burnout, não exite em buscar ajuda.
Vale ressaltar que o SUS oferece integralmente tratamento para problemas relacionados a transtornos mentais e que portadores de Burnout têm direito a licença médica prevista na legislação vigente. Dependendo do caso, a aposentadoria por invalidez pode ser aplicada.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Reforma Trabalhista.
Não perca nada, nos siga no
Notícias