Para o STJ deve ser reservada meação na excussão patrimonial

Por Elen Moreira - 13/02/2020 as 10:51

Ao julgar o recurso especial interposto contra decisão do Tribunal de origem, o Superior Tribunal de Justiça reformou o acórdão, até a decisão nos embargos de terceiros, para determinar que a excussão patrimonial observe o valor da reserva na meação, calculado sobre o valor da avaliação do bem “de maneira que a eventual alienação por valor inferior será suportada pelo credor que promover a execução, e não pelo coproprietário não devedor".

Entenda o caso

O agravo de instrumento foi interposto impugnando a decisão do Juízo origem que “deferiu o levantamento de 50% (cinquenta por cento) do valor da arrematação da Fazenda Caieté em favor do exequente, reservando tão somente o valor restante para proteção da meação[...]”.

LEIA TAMBÉM:

O recurso especial foi interposto contra o acórdão, que assentou “que o resguardo da meação da esposa do executado será sobre o valor da arrematação”.

Nas razões, a recorrente alegou violação do art. 843, § 2º, do Código de Processo Civil e argumenta que, no novo CPC, “o direito de terceiro alheio aos efeitos da execução deve ser resguardado na proporção de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da avaliação do bem”. Ademais, afirma que não se trata da “possibilidade, ou não, da meação, mas sim quanto ao valor do bem, o qual entende ser o de sua avaliação, e não da arrematação”. 

Decisão do STJ

O ministro relator, Marco Aurélio Belizze, votou pela “reforma do julgado recorrido, a fim de que, no exercício do poder de cautela, seja reservado percentual do valor de avaliação do imóvel condizente com a atual disposição legal, até ulterior decisão dos embargos de terceiros”.

Com isso, por unanimidade, deu provimento ao recurso especial, “para determinar a reserva de 50% (cinquenta por cento) do valor de avaliação do imóvel arrematado, mantendo-se a autorização de levantamento, por ora, restrita ao saldo remanescente”.

Número de processo REsp 1.728.086 / MS