O Tribunal de Justiça do Ceará vem incentivando o uso de novas tecnologias para a promoção de uma ambiente judiciário cada vez mais moderno e a celeridade processual. Desde maio deste ano, seis robôs foram instalados no Núcleo de Justiça 4.0 - Execução Fiscal, e já movimentaram 18.562 processos na plataforma PJe, sendo 9.634 atos judiciais minutados e 8.928 expedientes.
O juiz Renato Esmeraldo Paes afirma que os robôs são fundamentais para as atividades repetitivas por proporcionarem maior celeridade e segurança nas tarefas realizadas, além de liberarem os servidores para a realização de tarefas mais complexas e da produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores.
Na área de execução fiscal, um robô responsável pelos despachos iniciais já atuou em cinco mil processos. A tecnologia possibilita que as atividades sejam feitas em pouquíssimo tempo, e já está beneficiando as comarcas de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Russas/Palhano, Crato, Eusébio, Pacajus, Iguatu, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza.
O robô que trata da carta de citação movimentou cerca de 8.928 ações. Há, ainda, um robô que bloqueia valores em contas bancárias, ligado a mais de 1.200 despachos, e outros robôs que atuam nas fases de Mandado de Citação, em que realizam a confecção do expediente.
No SisbaJud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), o robô trata dos protocolos de ordens de consulta de valores e bloqueio e adiciona aos autos o comprovante de protocolo.
No SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado) são quatro robôs atuantes na Terceira Vara de Execução Penal de Fortaleza (CE), que em cinco meses já confeccionaram 904 mandados. Eles tratam dos incidentes próximos ao vencimento e da intimação. Podem, ainda, expedir e assinar mandados e realizar intimações de defesa e do Ministério Público de decisões e sentenças.
O SEEU conta, inclusive, com um novo robô, responsável pela realização de minutas simples de vistas ao Ministério Público.