A modernidade chegou à Justiça Federal na Paraíba (JF-PB) que realizou a primeira audiência real no metaverso no Brasil, em ambiente totalmente virtual, imersivo e hiper-realista.
O caso foi um uma sessão conciliatória, a qual a parte autora e a parte ré, representadas por avatares personalizados em 3D, firmaram um acordo que findava um processo em trâmite desde 2018.
O juiz federal Brunno Teixeira e Paiva, coordenador do Escritório de Inovação da JF-PB, afirmou ter sido um sucesso essa primeira audiência imersiva e virtual, e que a conciliação durou menos de dez minutos, tendo deixado todos os participantes satisfeitos. A integração de magistrados, promotores, advogados e partes no ambiente tridimensional foi bastante importante, já que todo o sistema de justiça é impulsionado por celulares e computadores.
Adriana Nóbrega, juíza federal, coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc/JF-PB) a responsável pela promoção da audiência no metaverso, afirma que esta é uma iniciativa de vanguarda, possibilitando novas alternativas para o uso da tecnologia na esfera consensual.
A responsável pelo projeto “Conciliar no metaverso é melhor”, Samara Vieira Rocha, frisou que talvez, nos próximos meses, seja possível optar por sessões totalmente digitais e no metaverso. Ela alega que a realidade virtual favorece acordos por oferecer ambientes mais amenos. “Queremos fornecer os meios para promover mais conciliação e menos judicialização”, disse a supervisora do Escritório de Inovação da JF-PB
Segundo Marconi Araújo, supervisor do Cejusc/JF-PB e mediador da primeira sessão no metaverso, a experiência foi considerada positiva. “É um ambiente que realmente se aproxima do real, pois vemos a movimentação das pessoas, assemelhando-se a uma sala de audiência, como se estivéssemos todos juntos, podendo inclusive se cumprimentar”, comentou.
A iniciativa, além de ser uma grande conquista visando a integração no mundo digital que cresce a cada dia, também promove maior acesso à justiça devido à possibilidade de participar da sessão de qualquer lugar. A capacidade de aproximar pessoas e resolver problemas é um dos principais benefícios que o metaverso oferece.