Governo Brasileiro Repudia os Ataques de Racismo ao Atleta Vinicius Junior

Por Giovanna Fant - 27/04/2024 as 16:21

O jogador de futebol Vinicius Junior, atleta do Real Madrid, sofreu ataques racistas no decorrer da partida contra o Valencia, válida pela primeira divisão do Campeonato Espanhol, no último domingo (21).

 

Entenda o Ocorrido

Os torcedores da equipe adversária arremessaram uma bola no gramado, atrapalhando o ataque do Real Madrid e interrompendo a partida. Nessa paralisação do jogo, pôde-se ouvir alguns torcedores gritando "mono" em castelhano, que, em português, significa macaco.

 

Nota de Repúdio do Governo Brasileiro e Providências Tomadas pelo Clube

O presidente Lula emitiu uma nota de repúdio assinada conjuntamente pelos ministérios de Direitos Humanos e Cidadania, Relações Exteriores, Igualdade Racial e Esportes aos ataques racistas sofridos pelo atleta Vinicius Jr, do Real Madrid, que participa da liga espanhola.

No documento, o governo afirma o repúdio nos mais fortes termos acerca dos episódios de racismo e solicita que as autoridades governamentais e desportivas do país providenciem punições para os autores dos atos, de forma a evitar que se repitam.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Federação Espanhola e a "LaLiga" (primeira divisão do campeonato) são citadas na nota.

O presidente Lula manifestou, ainda, solidariedade via redes sociais ao jogador brasileiro e cobrou providências por parte das autoridades do futebol da Espanha, afirmando que o fascismo e o racismo não podem tomar conta dos estádios.

O clube Real Madrid também se posicionou contra o caso, afirmando que já acionou a Procuradoria-Geral do Estado pelo crime de ódio e dscriminação.

 

Foto: Reprodução/Vini Jr. (via Instagram)