STJ determina avaliação do grau de incapacidade laboral e pensão

Por Elen Moreira - 20/04/2020 as 13:29

Ao julgar o agravo interno interposto contra decisão que julgou improcedente o pedido de recebimento de pensão por incapacidade laboral, sob fundamento de que não foi comprovado o grau de incapacidade, o Superior Tribunal de Justiça determinou o retorno dos autos para que o Tribunal de origem avalie o grau respectivo e fixe o valor da pensão.

Entenda o caso

O TJMG decidiu pela improcedência do pedido de percebimento de pensão aduzindo que não foi comprovado o grau de incapacidade para o trabalho e concluiu que "a improcedência não foi somente com base 'na ausência da perda total da capacidade laboral da vítima', mas também na falta de comprovação do grau de incapacidade”.

LEIA TAMBÉM:

No agravo interno interposto o requerente impugnou a decisão argumentando que o acórdão recorrido contraria o entendimento do STJ quando afasta a possibilidade de recebimento de pensão pela não demonstração da extensão da perda da capacidade laboral.

Isso porque, conforme consta no acórdão, afirma que, segundo a Corte, “a vítima de evento danoso que sofre redução parcial e permanente da capacidade laborativa tem direito ao pensionamento previsto no art. 950 do Código Civil”.

Decisão do STJ

A Primeira Turma do STJ, sob relatoria do ministro Sério Kukina, assentou na decisão que “[...] infere-se que houve, sim, perda da capacidade laboral, ainda que parcial, circunstância que, conforme entendimento deste STJ, possibilita a concessão da pensão prevista no art. 950 do CC”. 

E acrescenta que por esse motivo o Tribunal de origem deveria investigar a extensão da perda de capacidade laboral e fixar o valor de pensão. 

Com isso, o ministro asseverou que houve contrariedade ao entendimento do STJ e determinou “o retorno dos autos ao Tribunal de origem, para que, com base nas peculiaridades do caso concreto, seja estabelecido o quantum devido ao autor”.

Número de processo 1843679