STF Nega Habeas Corpus e Robinho é Preso em Santos por Estupro Coletivo Cometido na Itália

Decisão do STF mantém prisão de Robinho em Santos por estupro coletivo na Itália: Reflexos e Implicações Jurídicas.

Nesta quinta-feira (21), o ex-atleta de futebol Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, foi preso pela Polícia Federal em Santos, em São Paulo. A condenação é decorrente da participação em um estupro coletivo praticado na Itália e a pena estabelecida é de 9 anos, sendo o cumprimento da sentença no Brasil. 

O caso, ocorrido em 2013, envolve uma jovem albanesa vítima de abuso sexual coletivo em uma boate de Milão, cidade italiana. A acusação se deu através da gravação de áudio de uma escuta instalada em um carro, que capturou uma conversa entre Robinho e amigos, possibilitando a confirmação da versão da vítima sobre o crime. A sentença definitiva foi determinada pela mais alta instância da Justiça italiana após nove anos, em janeiro de 2022.

O encarceramento se deu após a expedição de um mandado pela Justiça Federal de Santos, posterior à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aprovou o imediato cumprimento da pena no Brasil. Momentos antes da detenção, o pedido de habeas corpus da defesa de Robinho foi negado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo mantida a ordem de prisão para o ex-jogador condenado.