STJ reserva meação em dívida de honorários sucumbenciais

Por Elen Moreira - 11/02/2020 as 12:15

Ao julgar os recursos especiais interpostos contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão afirmando que é direito da meeira a reserva da meação, visto que a dívida é proveniente de condenação de honorários sucumbenciais em demanda da qual o cônjuge meeiro não era parte.

Entenda o caso

A sentença rejeitou os Embargos de Terceiro “sob o fundamento de que a Embargante não se desincumbiu do ônus de provar que a dívida assumida por seu marido não se reverteu em proveito da família”.

LEIA TAMBÉM:

Os Embargos de Terceiros opostos em face da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA e da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – BVRJ, no qual a embargante alega ser casada em comunhão universal de bens com o executado pretende a proteção da “meação da constrição incidente sobre o imóvel descrito na inicial”.

O TJRJ decidiu que “A dívida foi contraída individualmente pelo Executado e não foi revertida em benefício do casal, o que por decorrência lógica, evidencia que não há como se deixar de se garantir à Embargante”, em sendo o bem alienado, a reserva da metade do produto da arrematação”. 

Decisão do STJ

O ministro relator, Ricardo Villas Bôas Cueva, assentou no acórdão que “Para impedir que a penhora recaia sobre a sua meação, o cônjuge meeiro deve comprovar que a dívida executada não foi contraída em benefício da família. Precedentes”.

No caso, trata-se de dívida decorrente de pagamento de honorários de sucumbência, em processo no qual a meeira não fez parte, diante disso, o ministro, seguido pelo voto da maioria, asseverou que “é inegável o direito deste à reserva de sua meação”.

Assim, os recursos especiais não foram providos.

 Processo: REsp 1.670.338