TJSP concede auxílio-acidente e suspende até decisão no Tema 862

Por Elen Moreira - 25/05/2020 as 12:53

Ao julgar a apelação na ação acidentária o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reformou a sentença condenando o INSS ao pagamento de auxílio-acidente, determinando a suspensão do feito até a decisão do Tema 862 do STJ sobre o termo inicial do pagamento do benefício.

Entenda o caso

O autor ajuizou ação acidentária, tendo em vista que devido “ao exercício de suas atividades laborativas como operador de máquinas, desenvolveu moléstias nos ombros, punho esquerdo e coluna”.

Alegou que não foram analisados punhos e coluna no exame pericial, motivo pelo qual os autos retornaram ao perito, que ressaltou:

LEIA TAMBÉM:

"O examinado não apresentou qualquer queixa relativa a punho e coluna vertebral, mas apenas à sua lesão de ombro. Ao exame objetivo, tampouco foi encontrada limitação funcional relativa a punho e coluna vertebral".

A sentença julgou improcedente a ação acidentária, sendo interposto o recurso de apelação.

Nas razões o segurado argumentou, em suma, que foi comprovada a incapacidade total e permanente para o exercício de atividade que utilize os ombros, o que impossibilitou o exercício da função de industriário, que exerce com habitualidade.

E impugnou, ainda, a conclusão do laudo pericial, afirmando que está incompleto, pela não realização do exame clínico da coluna e dos punhos.

Decisão do TJSP

No julgamento, a 17ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, com voto do desembargador relator Nuncio Theophilo Neto, reformou a decisão prolatada na origem. 

Inicialmente, ficou consignado que a perícia médico-judicial comprovou que o apelante é portador de doença incapacitante para as atividades que exijam movimentos com os ombros e que a readaptação para outra atividade confirmou a necessidade de uso dos membros para o labor. 

No entanto, o acórdão consignou que:

[...] Com relação ao benefício cabível, não comporta acolhida o pedido do obreiro para que lhe seja concedida aposentadoria por invalidez, pois tal benefício é devido “ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição” (art. 42 da Lei nº 8.213/91), o que não restou comprovado na espécie.

Pelo exposto, verificada a redução da capacidade laborativa para o exercício da atividade habitual é direito do segurado o recebimento do benefício de auxílio-acidente, a ser pago desde o dia posterior a cessação do auxílio-doença concedido anteriormente. 

No mais, considerando que o Superior Tribunal de Justiça determinou o sobrestamento de todos os processos que versem sobre a “Fixação do termo inicial do auxílio-acidente, decorrente da cessação do auxílio-doença, na forma dos arts. 23 e 86, § 2º, da Lei n. 8.231/1991.” o feito deve ser suspenso até a decisão final nos recursos repetitivos. 

Portanto, foi dado parcial provimento ao recurso de apelação para reformar a sentença e julgar procedente a ação, condenado o INSS ao pagamento de auxílio-acidente, com termo inicial a ser decidido no Tema 862 do STJ, devendo o processo ser suspenso até a definição. 

Número de processo 1004061- 92.2017.8.26.0323