STJ afasta insignificância em crime de contrabando

Por Elen Moreira - 04/09/2020 as 09:51

Ao julgar o Agravo Regimental em Recurso Especial o Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão impugnada consignando que não é aplicável ao crime de contrabando o princípio da insignificância, embora reconhecido nos embargos infringentes.

Entenda o caso

O agravante foi denunciado pela suposta prática do crime do art. 334, caput, do Código Penal, desclassificado, na origem, para o crime previsto no art. 273, § 1º-B, do Código Penal, sendo rejeitada a denúncia.

LEIA TAMBÉM:

O recurso em sentido estrito interposto do Ministério Público foi provido para receber a denúncia e determinar o prosseguimento do feito, por constatar que há indícios de autoria e materialidade para o exercício da persecução penal. 

O acórdão dos embargos infringentes considerou a conduta de importação irregular de pequena quantidade de medicamentos insignificante.

O Ministério Público Federal interpôs recurso especial, argumentando que a saúde pública é o bem tutelado no caso e que a conduta expõe a coletividade a riscos e que "a hipótese dos autos não descura do posicionamento adotado por esse Superior Tribunal de Justiça, porquanto que, ante as suas próprias peculiaridades, a ínfima quantidade de medicamentos importados demandaria outra solução. Não é crível considerar significante a apreensão de 10 (dez) cartelas de Pramil".

Por fim, o MP requereu a reconsideração da decisão.

O agravo regimental foi contra decisão monocrática que deu provimento ao recurso especial interposto pelo Ministério Público para determinar o prosseguimento da ação penal.

Decisão do STJ

Os Ministros da Sexta Turma Turma do Superior Tribunal de Justiça, nos termos do voto do Ministro Relator Antonio Saldanha Palheiro, mantiveram a decisão monocrática, nos seus termos.

Isso porque entenderam que não foram apresentados argumentos suficientes para afastar a decisão da Corte regional que considerou aplicável o princípio da insignificância.

Ressaltaram, ainda, o entendimento do STJ nesse ponto:

Com efeito, quanto ao tema versado nos autos, este Tribunal Superior firmou o entendimento de que a importação não autorizada de medicamentos tipifica o crime de contrabando, que, por sua vez, não admite a aplicação do princípio da insignificância, em razão do alto grau de reprovabilidade da conduta.

Pelo exposto concluíram que, considerando o valor global das mercadorias “[...] não há como afastar a destinação comercial como primaz objeto da aquisição ultimada pela parte ré" e negaram provimento ao agravo regimental.

Número do processo 1.834.716