Vice-presidente do TST firma acordo coletivo por meio de conciliação

Por Elen Moreira - 21/02/2020 as 12:29

O ministro Renato de Lacerda Paiva homologou acordo coletivo entre a BR Distribuidora e entidades sindicais, porquanto investido, enquanto vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, da competência para condução da conciliação coletiva do trabalho.

Entenda o caso

No despacho inicial o ministro esclareceu que “De outra parte, cumpre esclarecer às partes que antes do presente feito prosseguir para a fase de instrução e posterior distribuição, serão envidados esforços por parte desta Vice-Presidência, na forma regimental, para a busca do consenso”.

LEIA TAMBÉM:

E, marcou a reunião bilateral com base no Protocolo de Mediação e Conciliação da Vice-Presidência do TST “[...] no sentido de iniciar e fomentar o diálogo voltado à busca da solução autocompositiva”.

A conciliação foi realizada em dois dissídios coletivos ajuizados pela Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo e pelos sindicatos de empregados.

O acordo foi exitoso para prever compensações e limites para redução salarial e repactuação do valor do salário fixo, além de bônus compensatório para casos de redução, que é limitada a 50%.

Além disso, em caso de dispensa de empregado após a redução, até o limite de 24 meses da modificação, será utilizado para a base de cálculo o salário anterior.

Os benefícios concedidos no acordo coletivo anterior serão mantidos até o dezembro, se referindo a benefícios educacionais, vale-refeição e vale-alimentação e liberação remunerada de dirigentes sindicais.

Dentre outras deliberações, ainda, o plano de saúde ficou garantido tanto aos empregados como aposentados e pensionistas.

Número de processo 1000881-71.2019.5.00.0000 e 1000876-49.2019.5.00.0000