STF revoga preventiva em condenação a semiaberto

Por Elen Moreira - 17/12/2020 as 18:48

Ao julgar habeas corpus com pedido de concessão de liminar, impetrado contra decisão do STJ que analisou o HC 547.999/SP e negou o direito de o paciente recorrer em liberdade o Supremo Tribunal Federal, de ofício, revogou a prisão preventiva assentando que o regime mais brando que o fechado é incompatível com a manutenção da segregação.

Entenda o caso

O paciente foi condenado à pena de 07 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de roubo majorado e estelionato (arts. 157, § 2º, II, e 171, caput, ambos do Código Penal).

LEIA TAMBÉM:

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na análise da apelação interposta pela defesa, deu parcial provimento para fixar o regime inicial semiaberto para cumprimento da reprimenda.

Foi impetrado habeas corpus no STJ, que, em decisão monocrática concedeu a ordem para determinar que seja aguardado o julgamento da apelação no regime semiaberto.

Impetrado o HC no STF a defesa requereu o direito de o paciente recorrer em liberdade.

O Ministério Público Federal se manifestou pela concessão da ordem. 

Decisão do STF

No acórdão, de relatoria da Ministra Rosa Weber, ficou consignado que: "Deveria a Defesa, pretendendo a reforma da decisão monocrática, ter manejado agravo regimental para que a questão fosse apreciada pelo órgão colegiado (HC 122.275-AgR/SP, Rel. Min. Teori Zavascki, 2ª Turma, DJe 01.7.2014".

E acrescentado, ainda, que, no entanto:

                 [...] autoriza o afastamento do óbice em hipóteses excepcionais de flagrante ilegalidade, como ora se identifica, quanto à manutenção da prisão preventiva do Plenária do STF. 

Nessa linha, a Corte concluiu que "[...] uma vez alterado o regime inicial de cumprimento da pena no acórdão condenatório – no caso, regime inicial semiaberto, repito -, a denegação do direito do sentenciado recorrer em liberdade há de estar compatibilizada às condições do regime determinado, o que aqui não ocorreu".             

E finalizou determinando a revogação da preventiva e facultando ao magistrado a imposição de medidas cautelares.       

               

Número de processo 182584